30/01/2024 às 15h11min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

Complexidade: Brasil tem atualmente mais de 90 tributos vigentes

Investir em tecnologia e conhecimento são fatores cruciais para uma gestão tributária eficiente

Thiago Profeta
Thiago Profeta - CEO da Exodus Exodus Gestão Tributária Inteligente. A Exodus se dedica a fornecer informações sobre questões fiscais relacionadas às importações, acompanhe nossas redes sociais @exodus.exd.
Acervo Pessoal
 

O sistema tributário no Brasil é formado por diversos impostos e deveres adicionais, o que faz com que seja extremamente complexo e acarreta em custos elevados para as empresas administrarem. A quitação de impostos e o cumprimento das obrigações acessórias pelas empresas no país são regulados por órgãos governamentais em três escalas distintas: Federal, Estadual e Municipal.

 

Thiago Profeta, CEO da Exodus Exodus Gestão Tributária Inteligente, destaca que navegar pelo oceano tributário brasileiro é realmente um desafio. “Aqui, lidamos principalmente com o IRPJ e CSLL, que incidem sobre nossos lucros. Temos também o PIS e COFINS, baseados na nossa receita bruta. E, claro, não podemos esquecer do ICMS e ISS, que afetam nossas operações de mercadorias e serviços, respectivamente. É um mix complexo que requer muita atenção”,  diz.

 

As consequências de não cumprir as obrigações tributárias são perigosas. Pode levar a multas pesadas e juros, além de dificultar o acesso a certidões negativas de débito, essenciais para alguns negócios. “E, em casos mais extremos, podem até enfrentar processos administrativos ou criminais. Por isso, estar em dia é fundamental”, completa o especialista. 

 

No Brasil,  a legislação está sempre mudando e isso torna difícil manter tudo em ordem. Além disso, o custo de se manter em conformidade é alto, e frequentemente nos deparamos com interpretações divergentes das leis. A adaptação aos diferentes regimes tributários também é um exercício constante.



 

Como se manter atualizado sobre as mudanças na legislação tributária brasileira?

 
  • Subscrever a boletins informativos de consultorias tributárias;
  • Participar de seminários e workshops sobre tributação;
  • Acompanhar publicações oficiais de órgãos governamentais;
  • Utilizar softwares de gestão tributária que incluam atualizações automáticas das mudanças legislativas.




 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp