29/01/2024 às 17h18min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h08min

Shoulder surfing: como proteger os dados no celular contra hackers bisbilhoteiros

*Por Maria Eduarda Melo, Country Manager da NordVPN

NB Press
NordVPN

Frente a um mundo cada vez mais digital, em que os dispositivos móveis são extensões da vida cotidiana, a segurança de dados se torna uma preocupação recorrente. O shoulder surfing (surfe de ombro, na tradução literal) é mais um método que tem chamado a atenção. Trata-se de uma prática de visual hacking que coloca em risco muitas informações pessoais alocadas em smartphones.  

 

Em outras palavras, é uma invasão de privacidade disfarçada de observação casual. Em ambientes movimentados, como transporte público, shoppings, cafés ou mesmo em meio a uma multidão, podemos nos tornar alvos de olhares curiosos que buscam capturar senhas, códigos PIN ou qualquer outro dado sensível exibido na tela do celular. É uma ameaça que muitas vezes passa despercebida, mas as consequências podem ser significativas. 

 

Os cibercriminosos usam essas informações confidenciais para cometer fraudes de identidade e invadir a conta bancária, por exemplo, enquanto ladrões podem simplesmente arrancar o dispositivo das mãos do usuário e saber exatamente como desbloqueá-lo. 

 

Para ajudar qualquer pessoa a se proteger, esteja onde estiver, listo as principais dicas para impedir ações de shoulder surfing. 

Posicionamento estratégico 

Sempre esteja ciente da sua localização ao usar o celular em locais públicos. Posicione-se de forma a minimizar a visibilidade da tela para quem está ao seu redor. Escolha assentos em que o smartphone não fique diretamente exposto. 

Filtros de privacidade 

Considere a aplicação de filtros de privacidade na tela. Eles protegem a visibilidade quando vistos de ângulos laterais, tornando mais difícil a missão de bisbilhotar o conteúdo alheio. 

Autenticação multifatorial 

Reforce a segurança de seus aplicativos ativando a autenticação multifatorial. Isso adiciona uma camada extra de proteção, exigindo uma seleção adicional além da senha convencional. 

Senhas fortes  

Evite códigos fáceis de adivinhar, como nomes, datas de nascimento ou “1234” para desbloquear o dispositivo. Além do mais, não use a mesma senha em várias contas, pois isso tornará muito mais fácil para um criminoso obter acesso a uma variedade de sites e serviços diferentes. Considere ainda um gerenciador de senhas criptografadas para armazená-las em um só lugar sem correr riscos. 

Desbloqueio discreto 

Ao digitar as senhas, utilize técnicas que minimizem a visibilidade, como cobrir parte da tela com a mão ou ajustar o ângulo do dispositivo. Aqui a tecnologia de reconhecimento facial também é uma boa pedida. 

Evite acessar a conta bancária em locais públicos 

 

Seja em viagens, ou em áreas movimentadas. Se precisar transferir dinheiro entre contas, ou realizar qualquer outra transação no seu banco, organize-se e faça antes de sair às ruas. 

 

Para saber mais, acesse: https://nordvpn.com/blog/shoulder-surfing/  

 

*Maria Eduarda Melo é Country Manager da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN).     

 

Sobre a NordVPN 

A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, usado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. NordVPN fornece criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. O NordVPN é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado e possui mais de 5 mil servidores em 60 países em todo o mundo. Para mais informações: nordvpn.com.   


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp