29/01/2024 às 10h21min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h06min

Do "Sextou" ao "Segundou" - Como Transformar Sua Semana de Trabalho?

A mentora Saschi Schmidt explica os prejuízos de viver esperando o "Sextou"

Viviane Silva
Kseniia Kolesnikova
 
Se você já começa a semana esperando ansiosamente pelo "Sextou" no trabalho, talvez seja hora de repensar sua abordagem em relação à rotina profissional. A escritora e mentora Saschi Schmidt, autora do livro "O sucesso de ser você", que será lançado em março pela Literare Books, compartilha informações sobre como a mentalidade de "Segundou" pode impactar positivamente a saúde e qualidade de vida, em contraste com a mentalidade do "Sextou". 
 
 
Time "Segundou" vs. Time "Sextou":
 
 
"Antes de falarmos sobre estratégias de mudança, é fundamental entender as características distintas entre o time "Segundou" e o time "Sextou". Enquanto o primeiro busca propósito, experiência, autorresponsabilidade e consciência, o segundo muitas vezes enfrenta a falta de propósito, baixa autoestima, e vive mais no presente sem se preocupar com o futuro", explica Saschi, que destaca ainda que empresas com uma cultura predominantemente "Segundou" tendem a ter colaboradores menos propensos à ansiedade, depressão e burnout. "A constante busca pelo prazer imediato, característica do time "Sextou", muitas vezes leva a problemas de saúde mental e afastamentos do trabalho", afirma.
 
 
 
Estratégias para Mudar a Mentalidade:
 
 
Saschi Schmidt destaca algumas estratégias-chave para transformar a mentalidade do "Sextou" para o "Segundou".
 
 
"Focar no presente, conectar o propósito pessoal ao propósito da empresa, praticar a gratidão e buscar o autoconhecimento são passos fundamentais", conta. Essas ações não apenas melhoram a experiência diária, mas também fortalecem o comprometimento com a empresa.
 
 
A Importância de Ter um Time "Segundou":
 
 
A mentora ressalta como ter um ambiente com mais integrantes do time "Segundou" pode impactar positivamente os resultados da empresa. "Colaboradores comprometidos, focados no propósito e na autorresponsabilidade, tendem a contribuir de maneira mais significativa para o sucesso organizacional", diz.
 
 
E destaca: não se trata apenas uma mudança de atitude, mas um investimento na saúde mental e na produtividade. Ao incorporar as dicas de Saschi Schmidt – propósito, gratidão, autoconhecimento –, as empresas podem criar ambientes mais saudáveis e colaboradores mais engajados. "Afinal, transformar a semana de trabalho de uma obrigação para uma oportunidade é o primeiro passo para uma vida profissional mais gratificante e equilibrada", completa.
 
 
 
Abaixo, ela contrasta características de um time "Segundou" de um "Sextou": 
 
 
 
Time "Segundou":
 
 
• Entregar mais para o mundo:
 
Busca entregar mais para os outros, reconhecendo a importância da reciprocidade nas relações profissionais.
 
 
• Tem um Propósito:
 
Possui um propósito claro que motiva suas ações diárias, contribuindo para uma maior satisfação no trabalho.
 
 
• Alto Nível de Experiência baseado em Gratidão:
 
Cultiva um alto nível de experiência no trabalho, fundamentado em uma mentalidade de gratidão constante.
 
 
• Alto Nível de Autorresponsabilidade:
 
Assume responsabilidade pelas próprias ações e resultados, promovendo uma cultura de autorresponsabilidade.
 
 
• Alto Nível de Consciência:
 
Mantém um alto nível de consciência sobre si mesmo, suas ações e o impacto no ambiente de trabalho.
 
 
• Conectados com o Propósito da Empresa ou do Trabalho:
 
Procura alinhar seu propósito individual com o propósito da empresa, promovendo uma conexão significativa.
 
 
• Trabalham por Amor:
 
Envolvem-se no trabalho por amor e satisfação pessoal, buscando contribuir positivamente.
 
 
• Buscam Autoconhecimento:
 
Reconhecem a importância do autoconhecimento para um desenvolvimento contínuo e uma vida profissional mais significativa.
 
 
• Buscam Alimentar Bem o Corpo Físico, Mental e Emocional:
 
Priorizam o cuidado com o corpo físico, mental e emocional, reconhecendo a importância do equilíbrio.
 
 
• Têm um Alto Nível de Autoestima:
 
Mantêm uma autoestima elevada, contribuindo para uma atitude positiva e confiante.
 
 
•Vivem o Presente:
 
Focam predominantemente nas atividades imediatas, concentrando-se em metas e objetivos diários, trabalhando de forma estratégica para alcançá-los.
 
 
Time "Sextou":
 
 
Receber do mundo:
 
Na busca de retirar mais, essa pessoa está sempre pensando no dia do pagamento ou em conquistas que pode obter, mas pouco se lembra de oferecer o melhor de si mesma.
 
 
• Não Tem Propósito:
 
Pode carecer de um propósito claro, resultando em uma abordagem menos motivada no ambiente de trabalho.
 
 
• Baixo Nível de Experiência com Pouco Nível de Gratidão:
 
Tende a experimentar um nível inferior de satisfação, muitas vezes relacionado à falta de gratidão em suas atividades.
 
 
• Baixo Nível de Autorresponsabilidade:
 
Mostra menor responsabilidade individual, podendo culpar mais facilmente outros pelo insucesso.
 
 
• Alto Nível de Sobrevivência:
 
Vive de forma reativa ao meio e não de forma consciente com o mundo ao redor e acaba sobrevivendo aos acontecimentos do trabalho e não aprendendo com cada pequena coisa que acontece no dia a dia. 
 
 
• Não Sabem o Propósito da Empresa ou do que Fazem:
 
Pode haver falta de clareza sobre o propósito da empresa ou do trabalho individual, resultando em menor engajamento.
 
 
• Trabalham para Bancar o Prazer:
 
Envolvem-se no trabalho principalmente para financiar prazeres pessoais, em vez de encontrar significado na atividade profissional.
 
 
• Buscam Tapar Buracos com Prazeres Rápidos:
 
Tendem a buscar prazeres momentâneos para preencher lacunas emocionais ou insatisfações, sem abordar a raiz do problema.
 
 
• Não se Preocupam Muito com Alimentação e Cuidados Pessoais:
 
Pode haver menor atenção ao cuidado físico, mental e emocional, resultando em um equilíbrio precário.
 
 
• Possuem Baixa Autoestima:
 
Apresentam níveis mais baixos de autoestima, impactando negativamente a confiança pessoal.
 
 
Focam no Futuro
 
Vivem de forma ansiosa, pensando nas férias, numa possível promoção ou bonificação e acabam gerando um desconforto no dia a dia e pensando “e se” ou “mas, quando”, o que pode até provocar um Burnout. 
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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