29/01/2024 às 11h44min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h03min

Volta às aulas: dicas para a readaptação escolar

Psicopedagoga da Escola Atuação ressalta que o processo envolve diálogo, compreensão e paciência com as crianças

V3COM
Divulgação
Em fevereiro, o ano letivo começa e muitos pais e responsáveis se questionam quais medidas podem ser tomadas para tornar o processo de adaptação mais tranquilo. Seja devido à transferência para uma nova escola, seja pelo retorno das férias, o primeiro passo é abraçar o momento de mudança para torná-lo mais leve para todos.

“É importante gerar muito diálogo com a criança, pois isso cria um espaço de compreensão e de paciência. É significativo colocar a criança no centro da mudança, desde a compra do material escolar até a montagem da própria lancheira. Isso ajuda a estreitar laços e mostrar que o pequeno está presente durante todo o processo”, explica a diretora e psicopedagoga da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira.

Outra dica, segundo a especialista, é não sair de casa sem dar tchau, uma vez que o choro faz parte do processo de adaptação. A criança precisa ser acolhida e, por isso, é importante buscar a comunicação entre a escola, a família e o aluno. Além disso, a diretora aponta, ainda, a importância da sinceridade na hora de criar uma nova rotina. “Os horários ajudam a regular o sono para que a criança não vá para a escola cansada e tenha disposição para realizar as atividades”, finaliza.

Para 2024, a Escola Atuação observou que além das dicas já listadas seria necessário trabalhar a pauta sobre o desmame da tecnologia com as famílias. Com o aumento do uso de telas, percebeu-se nos últimos anos que as crianças voltavam agitadas e com mal-estar para a escola por estar longe dos celulares, computadores, videogames, entre outros.

“As famílias precisam fazer um processo de desmame dos jogos, da televisão, aos poucos e com leveza para que os estudantes não sofram por não ter o mesmo durante o período escolar, já que na escola existe uma regra de proibição de uso de celular”, explicar a Diretora.

Pensando nisso, o Atuação está orientando as famílias via WhatsApp para que eles façam este processo com calma. Já no planejamento dos professores da área de educação física, a primeira semana será dedicada para trabalhar a ansiedade e a respiração com os estudantes.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp