29/01/2024 às 15h14min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h03min

Barão de Cocais recebe projeto Container das Artes, com aulas gratuitas de circo, percussão, dança e teatro

Projeto capacitará profissionais locais e oferecerá oficinas para crianças e jovens, de 8 a 14 anos; atividades começam dia 5 de fevereiro, no ginásio Poliesportivo Waldemar das Dores

Manila Comunicação
Divulgação/IDEC
O Container das Artes está chegando em Barão de Cocais (MG). O projeto, que oferece gratuitamente capacitação e aulas gratuitas de circo, percussão, dança e teatro, além de noções e experiências práticas em sustentabilidade para crianças e jovens, de 8 a 14 anos, ficará baseado no ginásio Poliesportivo Waldemar das Dores. A formação de agentes culturais será realizada de 30 de janeiro até 2 de fevereiro e as aulas terão início no dia 5. As inscrições já podem ser realizadas no mesmo local.

Idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, o Container das Artes aposta nas atividades práticas como ferramenta de cidadania, além de deixar um legado para essas cidades. 

“Proporcionar atividades artísticas e culturais de forma gratuita para crianças e jovens é uma forma de criarmos um importante legado para as nossas cidades, para o nosso país”, afirmou Laura Lopes, coordenadora de cultura do IDEC, destacando que o material utilizado pelos monitores nas aulas será deixado para as cidades darem continuidade ao trabalho. “Os nossos alunos vão vivenciar essas atividades, algumas com as quais nunca tiveram contato antes, e vão levar essa experiência para a vida. É uma alegria participar desse projeto”, completou Laura. 

Sustentabilidade - Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa, assim como toda estrutura e o material utilizado para as aulas. 

Barão dos Cocais (MG) será a segunda cidade contemplada com o projeto. Antes, o Container das Artes foi realizado em Santa Maria do Itabira, com um feedback muito positivo da população.

“Temos sempre três meses de atuação nas cidades contempladas pelo Container das Artes. Apesar de ser itinerante, o feedback que recebemos é muito positivo, tendo apresentado às crianças e adolescentes atividades que eles nunca tinham visto antes, levando cultura e transmitindo valores. Esperamos que seja um sucesso também em Barão dos Cocais”, finalizou Leny Figueiredo, diretora pedagógica do IDEC.

SERVIÇO
Container das Artes - Barão dos Cocais (MG)
Inscrições Ginásio Poliesportivo Waldemar das Dores – 08h às 17h

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp