24/01/2024 às 17h27min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h08min

A Ascensão do T10 Bank

De Advogado em Campinas à fintech com tecnologia proprietária. Como o Dr. José Rodrigues está Redefinindo o Setor Bancário para PMEs

Baronesa RP
divulgação

Em um mercado financeiro dominado por gigantes, a trajetória do T10 Bank se destaca como um conto de inovação e determinação. No centro dessa revolução está Dr. José Rodrigues, um advogado de Campinas cuja insatisfação com os serviços bancários tradicionais o levou a fundar uma das fintechs mais promissoras do Brasil.

 

"Eu via uma lacuna significativa no mercado. Os serviços bancários tradicionais simplesmente não atendiam às necessidades das pequenas e médias empresas", relata Dr. Rodrigues. Essa percepção o impulsionou a tomar uma decisão audaciosa: abrir sua própria fintech, o T10 Bank, em janeiro de 2020. "Queríamos criar algo que realmente fizesse a diferença no dia a dia dos empresários", acrescenta.

 

Para transformar sua visão em realidade, Dr. Rodrigues uniu forças com Denis Ribeiro, Fabio de Biasi, Patrick Cozzi e, posteriormente, Wagner Amorim, formando um time de empreendedores com vasta experiência e paixão por inovação. Juntos, eles identificaram as principais dificuldades enfrentadas por empreendedores e pequenas empresas no acesso a serviços financeiros eficientes e acessíveis.

 

Os números do mercado financeiro brasileiro ressaltam a necessidade de mudança. Segundo dados recentes, mais de 70% das PMEs no Brasil enfrentam desafios significativos com bancos tradicionais, incluindo altas taxas e processos burocráticos. 

 

Neste cenário, o T10 Bank rapidamente se estabeleceu como uma alternativa viável, atraindo mais de 3 mil correntistas nos primeiros seis meses de operação e projetando ultrapassar 18.000 clientes até o final de 2023.

 

Oceano azul 

 

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das 21 milhões de empresas ativas no País, quase 99% são PMES. Apenas as MEIs representam 15,4 milhões de empresas.

 

Já de acordo com o Sebrae, atualmente, as PMEs equivalem a 50% do valor agregado nacional, gerando 60% dos empregos brasileiros e representando 30% do PIB. Somente em 2022, a renda gerada pelos pequenos negócios no Brasil foi de R$ 420 bilhões. 

Diante de números que falam por si só, os fundadores do T10 Bank, cientes das dores enfrentadas por esses empreendedores na busca por créditos ou serviços financeiros que atendam suas reais necessidades, viram a oportunidade de democratizar o acesso às linhas de crédito e serviços administrativos financeiros de qualidade por preços acessíveis.

 

Apesar da existência do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem inúmeras queixas sobre as dificuldades de acesso ao dinheiro. Se de um lado os bancos privados se protegem de calotes, por outro as linhas públicas não chegam até esses empreendedores, seja por falta de acesso à informação ou por não conseguirem atender às exigências impostas por ambos os meios. Desse modo, o empresário responsável por uma PME no Brasil encontra-se sem fôlego financeiro para sobreviver.

 

Por meio de soluções administrativas e financeiras, o T10 Bank viabiliza ao empreendedor serviços que facilitam o fluxo de caixa, gestão de pagamentos, emissão de boletos e outras facilidades tecnológicas que auxiliam na gestão do negócio. “Para muitos de nossos correntistas, funcionamos como uma extensão do departamento financeiro e administrativo”, revela Rodrigues.

 

Com abordagem centrada no cliente e tecnologia de ponta, o sucesso do T10 Bank é uma consequência. “Havia uma carência no setor financeiro em atender as PMEs com qualidade. Aqui não falamos de pessoas desbancarizadas, mas de milhares de pessoas que são depreciadas por causa do potencial de faturamento de suas empresas, há muita insatisfação com os serviços prestados pelos bancos tradicionais”, explica o executivo.

 

Nesse cenário, Wagner Amorim liderou a frente tecnológica da fintech e desenvolveu soluções inovadoras e integradas, proporcionando uma experiência bancária qualificada, eficiente e segura. "Nossa tecnologia é um diferencial. Ela nos permite oferecer serviços rápidos, seguros e personalizados", explica Amorim.

 

Em novembro de 2023, o T10 Bank alcançou o break even. Esse ponto de equilíbrio financeiro chegou em apenas três anos após a sua fundação. Tal feito é ainda mais impressionante considerando o tempo de 5 a 7 anos que as fintechs levam em média para atingir este estágio. "Este é um testemunho do nosso compromisso com a excelência e uma prova de que estamos no caminho certo", comemora Dr. Rodrigues.

 

​​Trajetória Profissional e Acadêmica de Dr. José Rodrigues

Dr. José Rodrigues, cuja formação inclui uma graduação em Direito pela Universidade Paulista, uma pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV e especialização em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem uma rica experiência profissional. Ele atuou como advogado sênior no escritório Plácido Rodrigues Advogados, onde lidou com casos complexos no âmbito empresarial. Além de sua carreira jurídica, Dr. Rodrigues é autor, coach, palestrante e fundador de um movimento social de defesa e proteção ao crédito. Seu livro, "Dr. Poder", reflete sua filosofia inspiradora.

Visão de futuro

Nos próximos anos, a fintech se prepara para expandir ainda mais seu portfólio de produtos e serviços, com um foco contínuo em inovação e excelência no atendimento ao cliente. "Nossa jornada está apenas começando", afirma Dr. Rodrigues. "Não vemos o T10 Bank apenas como um banco, mas como hub de soluções financeiras, um parceiro essencial para o crescimento e sucesso das PMEs brasileiras", afirma.

 

Com a parceria recente anunciada com Luciano Szafir, a imagem do T10 Bank continua a crescer, reforçando sua posição como um player significativo e inovador no mercado de fintechs brasileiro. "Estamos prontos para novos desafios e para continuar a transformar o setor bancário no Brasil", conclui Dr. Rodrigues, olhando confiante para o futuro.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp