26/01/2024 às 12h07min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h08min

Tópico planta 830 mudas em 2023 e segue com ações ESG para 2024

Empresa desenvolveu, há dois anos, o projeto “Floresta Tópico”, focado na doação de mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato fechado

Michele Carvalho
Conteúdo Empresarial
Se 2023 surpreendeu o mundo com as altas temperaturas, 2024 promete não ficar atrás. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), este ano pode ser um dos mais quentes da história. Já a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês) projetou que há 99% de chance de que o ano fique entre os cinco mais quentes já registrados. Em apelo global, a ONU pediu que as empresas tentem adotar ações para redução da emissão de gases de efeito estufa, em combate às mudanças climáticas.

Ciente do grande impacto que a logística tem no meio ambiente, a Tópico, líder nacional em fabricação, aluguel e venda de galpões para armazenagem e coberturas, há mais de dois anos tem transformado galpões de metal e lona em árvores. O projeto, chamado Floresta Tópico, é desenvolvido em parceria com a organização ‘Iniciativa Verde’, e tem como mote a doação de mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação ou venda de galpão fechado. Somente em 2023, 830 mudas foram plantadas, totalizando ao longo dos dois últimos anos mais de duas mil mudas.

"O nosso compromisso sempre esteve alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês). Principalmente neste momento em que estamos vivenciando, com todas as atenções voltadas às mudanças climáticas, a parceria com Iniciativa Verde é fundamental para que possamos auxiliar na mitigação de poluentes, melhorar e ampliar a biodiversidade da região de plantio, assim como a qualidade da água e ar", comenta o diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sérgio Gallucci. Para 2024, a expectativa é a plantação de ao menos mais mil mudas.

Outra ação da empresa foi a criação do PLIM - Programa Lona de Impacto Menor, que visa conscientizar os compradores sobre o reuso do material e mostrar que a cada lona compartilhada, há queda de 66% na utilização de derivados plásticos e 74% menos consumo de CO², em relação à fabricação de uma nova. Uma mesma lona é capaz de abrigar produtos diversos e ser reutilizada, em média, em três aplicações antes de ser destinada à reciclagem.

Mudanças sentidas também na operação
A operadora revela que, além da preocupação com o meio ambiente, sente “na pele” os efeitos das mudanças climáticas. Isso porque chuvas intensas, fenômenos como o El Niño, calor extremo, todos esses fatores afetam, de alguma forma, o dia a dia dos galpões.

Pensando nisso, a empresa tem realizado contato frequente com os clientes para orientação sobre todos os cuidados a serem tomados em caso de previsão de mudanças bruscas no clima e também auxiliando na climatização dos galpões, por meio de acessórios como ventiladores e exaustores.

“Atendemos empresas de segmentos diversos, que armazenam os mais variados tipos de materiais. Cada um tem uma especificação, de temperatura, umidade, dentre outros fatores. As mudanças climáticas podem afetar a integridade dos produtos, causando prejuízos não só para os nossos clientes como também para a sociedade como um todo. Os operadores logísticos têm papel fundamental, tanto para a mitigação da emissão de gases quanto no controle dos produtos que chegam até a casa dos brasileiro”, finaliza o porta-voz. 

Sobre a Tópico
Líder nacional em fabricação, aluguel e venda de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, há quatro décadas, a TÓPICO - empresa do fundo de capital privado Southern Cross Group - ocupa posição de destaque no Brasil. São mais de 2.5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias.

Comprometida em alinhar suas atividades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a Tópico vem investindo e aprimorando suas políticas para atender as agendas ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Corporate Governance - ESG). A companhia integra, ainda, a rede Brasil do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com mais de 750 clientes ativos e 465 colaboradores diretos, possui fábrica própria e centro de distribuição, ambos localizados na sede em Embu das Artes (SP). Conta ainda com escritório em São Paulo (capital) e filiais em Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA), Parauapebas (PA) e Rondonópolis (MT).

Saiba mais: https://topico.com.br 

Assessoria de Imprensa 
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada 
11 - 3230-7434 
Michele Carvalho - 13 98112-9141

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp