25/01/2024 às 12h02min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h02min

Yoga e gravidez: 5 benefícios da prática antes e depois da gestação

A prática de yoga ajuda não só a tornar a gestação mais tranquila como a evitar estresse durante o pós-parto, afirma professora de yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

Fabiano de Abreu
© Divulgação/MF Press Global

A gravidez é um momento único na vida de toda mulher, muitas vezes sonhado a vida inteira. Mas para aproveitar o melhor desse momento é importante ter alguns cuidados importantes com a saúde. Atualmente, existem algumas precauções que podem ser tomados para ajudar durante a gestação e o Yoga é um dos que mais têm se destacado, como explica a professora de Yoga, especialista no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, que utiliza o Yoga diariamente ao longo de sua atual gravidez.

“Durante a gestação é importante dar uma atenção especial a alguns cuidados para garantir a saúde tanto da mãe, quanto do bebê. A prática de Yoga ajuda no alívio do estresse, melhora da postura e flexibilidade, fortalecimento muscular, auxílio na respiração e relaxamento, o que auxilia não só durante a gestação, mas também no pós parto”.

5 benefícios do Yoga para gestantes

01 - Alívio do Estresse: “As práticas de respiração e relaxamento no Yoga (Pranayama), ajudam a reduzir o estresse, que pode ser um grande vilão na gestação, prejudicando tanto a mãe quanto o bebê”, pontua Bruna Tiboni Kaiut;

02 - Fortalecimento Muscular: “Ajuda a fortalecer músculos importantes para suportar as mudanças físicas e ajuda durante o parto”;

03 - Flexibilidade e Postura: “A prática do Yoga, através do Método Kaiut Yoga, melhora a postura e a flexibilidade, aliviando desconfortos comuns na gestação e tornando o período mais tranquilo para a mulher”, ressalta;

04 - Preparação para o Parto: “As técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, além do fortalecimento muscular e flexibilidade fornecidos pelo Yoga ajudam no processo de trabalho de parto, tornando-o mais tranquilo e seguro”;

05 - Recuperação Pós-Parto: “Após o parto também são importantes alguns cuidados e o Yoga também ajuda bastante na recuperação física e emocional, recuperando o corpo, promovendo relaxamento e ajudando a manter o equilíbrio, o que também ajuda a combater a depressão pós-parto, por exemplo”.

03 posições do Yoga para fazer durante a gestação

01 - Baddhakonasa

Baddhakonasa.jpg

Baddhakonasa.jpg

Com a coluna apoiada na parede, junte a sola dos pés e deixe os joelhos caírem para as laterais. Mantenha de 3 a 7 minutos. Faça uma pausa breve caminhando”.

02 - Grande abertura em pé

Grande abertura em pé.jpg

Grande abertura em pé.jpg

Em pé em alguma superfície que seus pés não escorreguem, afaste as pernas em uma grande abertura. Deixe os calcanhares virados para fora e os dedos virados para dentro. Encontre uma distância entre as pernas que seja confortável permanecer na posição de 3 a 7 minutos.  Sinta a estrutura das pernas, faça uma pausa breve caminhando”.

03 - Pernas pra cima

Pernas pra cima.jpg

Pernas pra cima.jpg

Deite com as pernas esticadas para cima em uma parede, a coluna apoiada no chão ou um tapete e acomode sua cabeça em um travesseiro. Se for confortável, entrelace as mãos por baixo da sua cabeça ou do travesseiro, dependendo da sensação nos ombros. Permaneça nessa posição por até 20 minutos, buscando ficar com os olhos fechados e deixando a respiração fluir naturalmente”.

Se suas pernas ficarem dormentes, o que é comum nessa posição por estar criando um processo de drenagem interno natural, só dobre os joelhos e apoie os pés na parede até a sensação acomodar. Observe todas as sensações do seu corpo e busque se conectar com seu bebê durante esse momento, imaginando ele ou ela deitado no seu colo. Se a qualquer momento se sentir desconfortável, faça uma pausa. Essa prática é completamente segura e positiva para as grávidas, mas lembre-se de sempre respeitar os limites do seu corpo e da sua cabeça, deixando a experiência ser apenas positiva”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

Sobre Bruna Tiboni Kaiut 

Bruna Tiboni Kaiut é professora especialista no Método Kaiut Yoga, com formações pelo Instituto Kaiut Yoga e Una Yoga, empresária, proprietária da unidade do Kaiut Yoga Batel em Curitiba e da TK redação empresa especializada em tradução e redação de documentos.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp