26/01/2024 às 16h15min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h02min

Ritos fúnebres ajudam de forma significativa na elaboração do luto prolongado

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar a condição como transtorno mental

Lorene Lima da Cunha
Mylena Cooper - Foto: divulgação

Durante a pandemia, o mundo vivenciou diversas despedidas precoces, em que as pessoas se viram impedidas de realizar as tradicionais cerimônias fúnebres. A impossibilidade da última despedida, devido à necessidade de isolamento, tornou a experiência da perda ainda mais difícil de lidar. Segundo a estudiosa do luto, Mylena Cooper, os rituais de despedida desempenham papel fundamental para processar os sentimentos, lidar com a ausência de um ente querido e seguir em frente.

“Além de homenagear um ente querido que se foi, os ritos fúnebres também são momentos em que as pessoas podem assimilar o que ocorreu, receber carinho e amparo emocional de quem ama. Além disso, as cerimônias também são oportunidades para que as pessoas enlutadas possam resgatar lembranças, amenizando o momento presente e relembrando a trajetória vivida por quem partiu”, afirmou Mylena Cooper.

Segundo uma  publicação do jornal da Universidade de São Paulo (USP),  a falta da despedida de uma pessoa amada pode afetar negativamente a saúde mental do enlutado por complicar a “concretização psíquica da perda”, o que pode levar ao luto prolongado, classificado como um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde e que apresenta sintomas semelhantes aos da depressão e da ansiedade.

Com mais de 20 anos de vivência dentro do mercado funerário, Mylena Cooper, que também é diretora dos Crematórios e Cemitérios Vaticano e CEO da empresa The Diamond, que transforma mechas de cabelos ou cinzas em diamantes e joias personalizadas, conta que no setor, tem buscado oferecer um leque de possibilidades para despedidas, visando o acolhimento e o cuidado com quem perdeu pessoas especiais.

“Cresci dentro do setor funerário, aprendi muito com meus pais a pensar e a me preocupar com as famílias enlutadas, pois quando passam pelo processo do luto é fundamental que sejam acolhidas, confortadas e que também se sintam confortáveis nos ambientes de velórios. Hoje, busco sempre trazer melhorias para nossas estruturas, melhorando, adaptando e modernizando nossos espaços, sempre com muito amor, carinho, respeito, e com muito estudo e pesquisa, capazes de gerar projetos com propósitos”, contou Mylena.

Segundo ela, trabalhar com a “dor da alma” das pessoas é um grande desafio, que tem que ser encarado de forma humana, complacente e acolhedora. “Ninguém está preparado para perder o amor da sua vida, o melhor amigo, o vizinho querido, a mãe, o pai, o filho ou um parente próximo. Atuar prestando serviços a pessoas que passam por uma experiência muito difícil e dolorosa não é nada fácil. Nesses momentos, nosso papel é oferecer nosso melhor, organizando uma homenagem com muito cuidado, leveza, solidariedade, empatia com as pessoas enlutadas. 

 

Sobre a Vaticano

Com mais de 90 anos de atuação, a Vaticano é uma empresa de origem familiar que já está na terceira geração. Com uma estrutura completa para melhor atender os clientes, a Vaticano conta com capelas de velórios, cemitérios, crematórios, crematórios pet, salas de memórias, floricultura e distribuidora de flores. Os espaços da Vaticano, como capelas, cemitérios e salas de memórias ficam abertos 24 horas por dia, sempre com segurança, para que os familiares e amigos possam visitar seus entes queridos sempre que sentirem a necessidade.

Além disso, também desenvolve produtos específicos para o público brasileiro, como urnas de cremação que são sustentáveis ou hidrossolúveis, e sempre que possível, traz para o Brasil novos produtos e serviços recém-lançados no mercado internacional.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp