24/01/2024 às 11h59min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h10min

Procon Carioca cobra da Light agilidade para reduzir prejuízos dos consumidores

Diretor-executivo do órgão da prefeitura do Rio esteve em reunião na sede da empresa, ao lado do Secretário Nacional do Consumidor

Claudia Cristina Mastrange Biscardi
Procon Carioca
Divulgação

O diretor-executivo do Procon Carioca, da prefeitura do Rio, Igor Costa, esteve em reunião na sede da Light , no último dia 22, ao lado do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, para cobrar soluções da empresa diante das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, que têm causado inúmeros transtornos aos consumidores. Estiveram presentes também o diretor-presidente da Light, Alexandre Nogueira, e outros diretores da empresa.

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à secretaria especial de Cidadania, fez algumas recomendações à empresa: agilidade no processo de restituição de equipamentos danificados dos consumidores; desenvolver mecanismo de notificação aos clientes em caso de interrupção do fornecimento de energia (formato simples SMS) e melhorias na forma de comunicação com o consumidor (informação clara e precisa).

O diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, ressalta que o órgão segue atento para que o consumidor tenha seus direitos respeitados.

Nesse sentido, em 2023 solicitamos a inclusão do Procon Carioca no Conselho de Consumidores e, durante a reunião, recomendamos mais ações de atendimento em conjunto entre o instituto e a Light”, informa Igor Costa.

Processo de averiguação

Em dezembro de 2023, o Procon Carioca instaurou Processo Administrativo de Averiguação Preliminar contra a Light em época da primeira constatação de grave interrupção de fornecimento de energia. A Light foi notificada a prestar esclarecimentos. A empresa pediu maior prazo para esclarecimentos, o que foi concedido e o Procon aguarda as informações.

Essa Averiguação Preliminar poder ser convertida futuramente em processo administrativo sancionador e resultar em uma multa de até R$ 13 milhões de reais.

 

Canais de Atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca..prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

E-mail: [email protected]

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Fotos: Prefeitura do Rio

Posicionamento da Light
A Light esclarece que desde as 7h de sexta-feira (19/1) não há interrupção na Ilha do Governador para controle de carga e que a empresa vem empenhando todos os esforços para acelerar as obras que trarão a solução definitiva para a região.
Enquanto isso, diligentemente, montou um plano emergencial para melhorar a qualidade do fornecimento, onde as obras de construção de três novas linhas de distribuição de energia se encontram com avanço significativo, podendo ser concluídas antes do prazo previsto.
Como sempre a Companhia seguirá colaborando com o órgão de defesa do consumidor e mantém intenso atendimento aos seus consumidores. Ressalta-se que no caso específico da Ilha, na linha proposta pelo PROCON, a empresa mantém atendimento por meio de uma equipe para a ação emergencial.  A medida deu maior celeridade às aberturas dos processos internos para o ressarcimento dos consumidores afetados pelas falhas do serviço.

 

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