23/01/2024 às 12h59min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h06min

Sea Shepherd Brasil promove mutirão de limpeza em praia de Florianópolis no sábado (27)

Ação da ONG e das empresas ERT e Onda Eco vai recolher resíduos e distribuir sacos de lixo 100% compostáveis a voluntários

OvoCom
https://ertbio.com/
Divulgação
A ONG Sea Shepherd Brasil e as empresas Earth Renewable Technologies (ERT), que desenvolve bioplástico 100% compostável, e Onda Eco, especializada em produtos de limpeza ecológicos, promovem neste sábado (27 de janeiro) um mutirão de limpeza na Praia do Matadeiro, em Florianópolis (SC). A ação, que se inicia às 9h, visa mobilizar a população para o descarte consciente de lixo e a importância de preservar o ecossistema marinho.

Todo o lixo --seja orgânico ou compostável-- coletado em um dos principais pontos turísticos da ilha será destinado para compostagem. O restante será encaminhado para cooperativas de reciclagem da região.

Como parte do evento, os voluntários que participarem da ação receberão sacos compostáveis da Onda Eco, confeccionados com matéria-prima da ERT. O bioplástico desenvolvido pela ERT, na fábrica de Curitiba, é feito a partir da fermentação de cana-de-açúcar e vira adubo em até 180 dias.

Além da limpeza da praia, a ação inclui uma roda de conversa sobre destinação de lixo e tratamento de resíduos orgânicos. A atividade será conduzida por especialistas da Sea Shepherd, da Onda Eco e da ERT.

“O objetivo é promover o diálogo entre os participantes, compartilhando informações sobre práticas sustentáveis e incentivando a adoção de hábitos mais responsáveis em relação ao descarte do lixo”, diz Gabriela Gugelmin, diretora de Estratégia e Sustentabilidade da ERT.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é despejado no oceano. Estima-se que há acumulado entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas de plástico no oceano atualmente. Só o Brasil lança cerca de 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas PET, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano, segundo o estudo do projeto Blue Keepers realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Serviço:
Data: 27 de janeiro de 2024
Horário: 9h
Local: Praia do Matadeiro, Florianópolis (SC)
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp