23/01/2024 às 14h18min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h06min

Você sabe identificar os mitos e verdades sobre as pilhas?

Elgin, grande nome no mercado, separou 3 mitos e verdades super importantes que todos precisam saber sobre as pilhas

Luiza Menezes
Divulgação/Elgin

As pilhas, por menores que sejam, fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Nos deparamos com elas em diversos objetos em nossas casas e quase sempre precisamos comprá-las de última hora, quando alguma para de funcionar. Por mais úteis que sejam, acabamos não nos atentando a informações importantes sobre elas e, muitas vezes, até cometemos erros. Por isso, a Elgin   - empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial -separou três mitos e verdades para você não errar mais na hora de comprar ou descartar suas pilhas.

 

1- Colocar a pilha no congelador faz ela funcionar de novo?

MITO! O máximo que isso pode fazer é render mais alguns minutos de sobrevida para a pilha. Mas como ter pilhas com maior durabilidade? Uma boa opção é apostar em pilhas recarregáveis que, como o próprio nome já diz, não precisam ser descartadas após o primeiro uso e podem ter sua carga restabelecida com o uso de um aparelho adequado. Segundo Douglas Muniz, especialista em pilhas e gerente de produto na Elgin, esse tipo de pilhas, geralmente compostas por níquel e cádmio ou níquel metal hidreto NiMH, podem ser recarregadas algumas vezes em contato com a rede elétrica. Essas são muito utilizadas em aparelhos de maior durabilidade, como gadgets eletrônicos, controles para games.

2- Todas as pilhas têm a mesma função, a única coisa que muda é o tamanho.

MITO! Cada pilha tem uma função ou foco diferente. Por isso, é importante saber suas utilidades para evitar gastos desnecessários e para usufruir do potencial máximo de cada uma. Atualmente, grandes empresas costumam trabalhar com alguns tipos de pilhas diferentes A maioria possui quatro tipos diferentes: 

  • Pilhas secas: Também conhecidas como Pilhas de Zinco ou Pilhas
  • comuns são indicadas para equipamentos que exigem descargas elétricas leves e contínuas, como controle remoto, relógios e brinquedos.
  • Pilhas alcalinas: embora muito semelhantes às pilhas secas, essas têm maior durabilidade e podem ser usadas em aparelhos que exigem mais descarga, como brinquedos, lanternas e câmeras. Uma curiosidade é que as pilhas alcalinas Elgin receberam o selo de melhor desempenho em um estudo da Proteste.
  • Pilhas de lítio: essas são em formato de moeda e destinadas a aparelhos que precisam de maior durabilidade, como controles remotos, relógios digitais e calculadoras. Sua tensão é cerca de duas vezes maior que uma pilha comum. 
  • Recarregáveis: podem ser recarregadas algumas vezes em contato com a rede elétrica. São muito utilizadas em aparelhos de maior durabilidade, como eletrônicos e controles para games.

3- Pilhas não podem ser descartadas em lixo comum

VERDADE! O descarte errado de pilhas pode gerar diversos prejuízos ambientais como contaminação do solo, da água ou do próprio corpo (que pode levar a várias doenças) e até incêndios e explosões (dada sua composição química e a interação das substâncias). No momento do descarte, é importante localizar os postos de recolhimento de pilhas e baterias mais próximos a você. Normalmente, no Brasil, empresas como farmácias e supermercados disponibilizam locais adequados de descarte. A  Green Eletron, por exemplo, é uma empresa parceira da Elgin e gestora do programa Green Recicla Pilha, responsável por pontos de coleta e pelo trabalho de destinação correta do material descartado, sem agredir o meio ambiente. 

 

Sobre a Elgin

Presente há mais de 70 anos no mercado e pioneira no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. Com um portfólio diversificado e mais de 12 mil produtos, a companhia é reconhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes.

No segmento de bens de consumo com iluminação, informática, telefonia, mídias e impressoras, a Elgin conta com um portfólio de 600 itens, com destaque para casa inteligente, disjuntores, cabos de fibra ótica, internet e TV. Desde 2022, a marca tem como representante das pilhas e baterias o personagem Sonic. Além disso, as pilhas Elgin Energy são testadas por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a Resolução CONAMA 401.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp