24/01/2024 às 09h59min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h06min

Economia circular: desafios e oportunidades do modelo econômico

A nova série do videocast "Deu Química!", produzida pela BASF, explora os diferentes aspectos da economia circular.

Larissa Batalha
Divulgação
Já estão disponíveis os cinco episódios sobre o tema Economia Circular do videocast "Deu Química!” produzido pelo o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF. O que é economia circular, o engajamento do consumidor, impacto social, os catadores e cooperativas e o papel da indústria estão entre os temas tratados na série que pode ser acessada no  youtube, spotify e onono+. Nesses bate-papos, os convidados também dividem seus desafios e histórias de sucesso para inspirar e engajar novos participantes nas diversas cadeias de valor.

No primeiro episódio, Ornella Nitardi, Gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais, onono BASF, busca responder “O que é Economia Circular?”. O bate-papo aborda os princípios desse modelo econômico inovador, desafios, oportunidades e experiências de Cecília Seravalli, Gerente de Sustentabilidade da Nestlé e Gabriel Estevam, Head de Inovação da Ambipar.

Em “Consumidor: o dilema de cada um na Economia Circular”, Ana Michi, Gerente de Sustentabilidade e Compromisso Social da BASF para Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, recebe Raissa Pinati do Nascimento, Especialista de operações, Economia Circular e Gestão de resíduos, da Trashin e Marcos Iorio, Vice-Diretor do CCD Circula, que exploram os papéis dentro da economia circular, compromisso social e conscientização sobre como direcionar melhor os resíduos para favorecer a circularidade.

O episódio três aborda “Economia Circular e impacto social”, abrindo a possibilidade de impulsionar melhores condições de vida às pessoas, os principais desafios sociais e como a tecnologia é uma forte aliada no fortalecimento dessa cadeia no papo entre Tereza Montenegro, Presidente da Cooper Viva Bem, Elaine Santana, Gerente de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Braskem e Caroline Lima, Gerente de Sustentabilidade e Compromisso Social para a América do Sul da BASF.

Ampliando a abordagem sobre novos modelos que favorecem o impacto social positivo, Xis Catalita, Coordenador de Inteligência de Mercado e Insights da BASF recebe Roger Koeppl, Fundador e Presidente da Yougreen e Erich Burger, fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios do Recicleiros para falar sobre os “Elos da Economia Circular: Catadores e Cooperativas”. Este quarto episódio comenta a realidade dos catadores, a logística reversa e as cooperativas como parceiras estratégicas na gestão de resíduos e inclusão social.

Para encerrar a série, Rafael Viñas, Gerente de Negócios em Economia Circular da BASF avalia “O papel da Indústria na Economia Circular” contando com a experiência de sucesso da empresa de cosméticos em barra B.O.B., contada por Guilherme Dias Gonzaga, sócio e Head de Supply e P&D da companhia. Além da importância da parceria entre as empresas para fomentar a economia circular, eles comentam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) relacionados e as formas de engajar os consumidores, um dos elos fundamentais para o sucesso da circularidade.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp