23/01/2024 às 11h02min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h00min

Artista recupera autoestima graças a curso de maquiagem e torna-se uma inspiração para seus colegas no Jardim Keralux (SP)

Com maior confiança e atitude positiva, adolescente de 17 anos deu impulso à sua carreira no funk e quer tornar a vida em seu bairro mais colorida

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Camila de Oliveira Souza, de 17 anos, quer ser artista. “Faço funk consciente e no momento quero fazer com que minha voz seja ouvida. Tenho muitos sonhos e muitas letras”, diz ela, que até já escolheu seu nome artístico: MC Mila. “Quero ser lembrada como alguém que teve a coragem mostrar a cara, de fazer diferente para mostrar seu talento”, diz ela. Camila diz que toda a confiança em si mesma aumentou muito depois de ela ter feito um curso profissionalizante de maquiagem por meio de uma parceria entre a Fundação ArcelorMittal e a Escola Estadual Irmã Annete Fernandes de Mello, onde estuda, no Jardim Keralux, em São Paulo.

Ao aprender a arte da maquiagem, ela ganhou dois grandes estímulos. O primeiro foi no âmbito pessoal. “Quando me maquio, me amo, me sinto bonita”, comenta. “A maquiagem me fez descobrir minha feminilidade e ajudou na recuperação de minha autoestima, que estava baixa.” O segundo impulso veio da satisfação de poder ajudar outras garotas de sua comunidade. “Em dias de festa no bairro, nós, da maquiagem artística, nos unimos para maquiar as crianças”, revela Camila. “Gosto de deixar as pessoas felizes com a aparência delas.”
Essa nova fase da vida de Camila foi notada e apreciada pela família. Seu pai, Raimundo Souza, tem fé que a filha alcançará seus sonhos. “Se ela acreditar, uma hora ela chega lá”, diz ele, um retirante nordestino que veio em busca de uma vida melhor em São Paulo e que depois de muito trabalho conquistou sua casa no Jardim Keralux, na Zona Leste da capital paulista. A possibilidade de Camila conseguir uma vida melhor deixa seus familiares esperançosos e contentes.

Ela também pensa assim. E de forma poética, ela projeta seu futuro: “Se eu pudesse maquiar a vida, faria algo bem chamativo, com bastante cor”, diz ela, referindo-se às casas sem reboco do bairro onde mora. Com esse espírito, Camila tem contagiado seus colegas dos cursos promovidos pela Fundação ArcelorMittal: eles propuseram juntar suas ideias e talentos e, como trabalho final das disciplinas de iluminação cênica, dança e maquiagem, querem produzir um videoclipe da Mc Mila, que já gravou uma música.

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como a garota Camila, ou a artista MC Mila, é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completou 35 anos de atividades em 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp