22/01/2024 às 14h24min - Atualizada em 22/01/2024 às 20h08min

Manejo de amplo espectro de controle e antiresistência é o caminho ideal para evitar prejuízos na safra de soja.

Viviane Righetti Passerini
Crédito: divulgação

A pressão causada pela mosca-branca sobre os cultivos, em especial de soja, deve aumentar na safra 2023/2024, que está em plantio. A expectativa deve-se ao fenômeno El Niño sobre o clima tropical brasileiro. Já quente e úmido, características que por si favorecem o desenvolvimento do inseto, o país pode ter temperaturas acima da média e períodos chuvosos irregulares até meados de 2024. O manejo adequado da praga é fundamental para evitar impacto negativo sobre a produtividade do principal cultivo da agricultura nacional. 

Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, comenta: "A Bemisia tabaci, nome científico da mosca-branca, alimenta-se da seiva das folhas. Por meio desse processo, ela enfraquece as plantas, debilitando o seu crescimento e, consequentemente, reduzindo a produção. Levantamentos registraram que o inseto pode causar perdas médias de até 30% nas lavouras de soja." 

Além dos prejuízos diretos devido à sucção de seiva – alerta o engenheiro agrônomo e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) – a mosca-branca também excreta uma substância açucarada, que cobre as folhas das plantas, criando o ambiente propício para o crescimento de fungos prejudiciais, causando o dano conhecido como fumagina. "A praga pode contribuir com a disseminação de micro-organismos causadores de outras doenças que impactam severamente a produtividade, pois reduzem a eficiência da fotossíntese da planta", destaca o especialista. 

Leandro Valerim recomenda a solução para o problema: "Manejar a praga com insumos de tecnologia testada cientificamente representa a melhor forma de controle da Bemisia tabaci. Sperto®, por exemplo, desenvolvido pela UPL, é o inseticida que mais cresce em adoção no mercado de soja, pois é eficaz e possui amplo espectro, controlando percevejos e a mosca branca, sendo uma solução única e de qualidade incomparável". O produto possui registro para aplicação aérea, mas é necessário que sejam verificadas as legislações estaduais e municipais sobre as determinações para essa pulverização. Além disso, oferece o melhor choque da categoria, segundo dados da Blink Projetos Estratégicos, sendo também a melhor alternativa antiresistência do mercado. "Com esses diferenciais, Sperto® contribuiu para elevar a empresa à liderança do mercado de inseticidas para a soja."  

Sobre a UPL 

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.       


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp