22/01/2024 às 15h46min - Atualizada em 22/01/2024 às 20h08min

A escritora e bailarina Girlene Verly anuncia a pré-venda da sua mais nova publicação, pela editora Patuá, “Dança de Samambaias”

A obra convida os leitores para uma performance poética impactante e está disponível na pré-venda até o dia 29 de janeiro, pelo site da Patuá.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

Mesmo em turnê com a seu livro de estreia, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”, em cidades como São João Del Rei e Barbacena, a autora e doutora em Literatura Comparada, pela Federal de Minas, Girlene Verly, apresenta a sua segunda obra poética pela editora Patuá: “Dança de Samambaias” que está em pré-venda pelo site editorapatua.com.br e promete envolver os leitores por meio da dança de palavras, isto é: sua narrativa poética e imagens impactantes que revelam não apenas a poesia das palavras, mas também um corpo que expressa as suas emoções através da arte. 

Ano passado, durante a FLIP - Festa Internacional de Paraty, a escritora, que também é bailarina e especialista em Dançaterapia, durante uma intervenção artística, no Espaço Leia Mais, trouxe uma pequena prova, aos espectadores, do que estava por vir. A sua performance artística, durante evento, transcendeu a escrita e mostrou sua dança utilizando o seu corpo ao conduzir o leitor por um espetáculo de versos onde cada pessoa era convidada a imaginar uma palavra e a escrever, com o auxílio de um pilot, no próprio corpo da artista, enquanto a mesma dançava ao som da música Samba da Utopia, interpretada pela cantora Ceumar.

De acordo com Vanessa Passos, escritora e professora de escrita criativa, “ Os versos dessa obra fazem pirouettes e fouettés com a leveza e a segurança de uma poeta que sabe a que veio. A autora revela suas referências: Graham, Ducan, Baush. O ritmo é um convite ao movimento, às sensações e à experiência da dança. A autora-bailarina confia na sua performance e faz um pas de deux, com o leitor que, sem dúvidas, não há como sair ileso da leitura desses versos,” diz.

Os leitores interessados em adquirir o livro durante a pré-venda devem acessar o site da Editora Patuá e garantir o seu exemplar por R$50. Girlene Verly, além de escritora, é mineira, formada em Letras pela UFSJ e dançaterapeuta. Participou de antologias de contos e poesias e de revistas literárias. Publicou, em 2023, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”, pela editora Folheando, além de ter sido selecionada para a antologia “Nós” do Selo Off Flip. 

 

Conheça algumas de suas poesias em “Dança de Samambaias”:

Na poesia, intitulada “Maestria”, a autora aborda a dança enquanto manifestação poética que inspira os corpos e transcende as palavras. Sugere que a própria poesia é uma manifestação da dança, utilizando esta linguagem para expressar os sentimentos a partir de movimentos. 

Em “Paralisia”, Girlene explora a relação da dança com a vida e destaca o medo que a dança pode causar, mas também ressalta o poder curativo dela, que pode ser vista como uma intrusa, muitas vezes gerando intimidação. Porém, é também apresentada como o oposto, trazendo energia e movimento, desafiando a inércia e a estagnação da rotina, do cotidiano. 

“Lápide” retrata a vida de alguém que viveu intensamente porque a dança estava em sua vida. A dança é usada para expressar a forma como essa pessoa aproveitou cada momento, desde os dias mais simples até os momentos mais intensos. Ela dançou com todas as suas emoções e experiências de alegria, dor, amor, solidão, esperança e desilusão. Destaca a transformação que essa pessoa passou ao viver a dança da vida, trazendo o prazer de sentir-se viva, conectada a sua própria essência.

A autora pode ser encontrada pelo Instagram @autora_verly e pelo Youtube como Girlene Verly.

“Posso adiantar que é um livro mais ousado na forma e na temática. São poemas antigos e novos que foram retrabalhados com uma maior intensidade dramática e mais intenção artística, no sentido de que os poemas, em sua totalidade falam de dança, mas não somente como a concebemos, tratam de uma dança mais orgânica, nutrida por teorias como a do bailarino Klauss Vianna e da mestra da dançaterapia Maria Fux. Ao longo do livro o tema se apresenta nos mais variados contextos, incluindo os mais insólitos, fazendo, quase sempre, a contraposição com a dança da vida”, justifica Girlene Verly.

Agenda da autora:

Pré-venda de “Dança de Samambaias” - até 29 de janeiro, pelo site da Editora Patuá.

Lançamento presencial: em breve

Evento de autógrafos do livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” - 23 de fevereiro, às 18h, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João Del ReI, Minas Gerais, e 23 de março, às 15h no Café Krambeck, em Barbacena, Minas Gerais.



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp