20/01/2024 às 19h35min - Atualizada em 22/01/2024 às 20h00min

Imunoterapia traz esperança no combate ao câncer

Nova terapia promete tratamento menos invasivo aos pacientes com câncer

Yuri Maia Siqueira
domínio público
Em meio à constante busca por avanços no tratamento do câncer, a imunoterapia surge como uma revolução promissora no campo da oncologia. Esse procedimento, conhecido também como terapia imunológica, é uma abordagem terapêutica que utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para combater células cancerígenas. Diferentemente da quimioterapia e radioterapia, que atacam diretamente o tumor, a imunoterapia potencializa as defesas naturais do organismo.
O tratamento envolve medicamentos que estimulam o sistema imunológico a identificar e destruir as células cancerígenas de forma mais eficaz. Esta abordagem representa um avanço significativo, especialmente para pacientes cujos tumores não respondem adequadamente às terapias convencionais.
Segundo o médico oncologista, Dr. Luis Eduardo Werneck, a imunoterapia é um método de tratamento projetado para fortalecer a resposta do sistema imunológico contra o câncer. “Compreender seu funcionamento exige uma visão do sistema imunológico, que atua na defesa contra infecções e outras enfermidades que possam afetar o organismo”, complementa.
Estudos clínicos e experiências práticas têm demonstrado resultados promissores com a imunoterapia. Em alguns casos, pacientes que não respondiam a tratamentos convencionais viram uma notável melhoria em sua condição. Os medicamentos imunoterápicos têm mostrado eficácia em diferentes tipos de câncer, proporcionando alternativas vitais quando outras opções se mostram limitadas.
O impacto desta terapia vai além da eficácia no combate ao câncer; ela traz consigo a promessa de uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Ao evitar danos colaterais associados à quimioterapia tradicional, a imunoterapia minimiza os efeitos adversos, permitindo que os pacientes mantenham uma vida mais próxima da normalidade durante o tratamento.
De acordo com o Dr.Luis Eduardo Werneck, médico Oncologista, destaca: "Estamos presenciando uma transformação significativa na abordagem ao câncer. A imunoterapia não apenas combate às células cancerígenas, mas também preserva a integridade do organismo, proporcionando uma jornada menos árdua para nossos pacientes."
A frequência do tratamento varia, podendo ser diária, semanal ou mensal, dependendo do tipo de câncer, estágio da doença, tipo de imunoterapia e resposta do organismo. Alguns regimes de imunoterapia seguem ciclos, semelhantes à quimioterapia, alternando com períodos de repouso para permitir a recuperação do corpo e a produção de novas células saudáveis.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp