22/01/2024 às 10h03min - Atualizada em 22/01/2024 às 20h00min

http://www.fatoseideias.com.br/wp-admin

O empreendedor serial, Marcelo Salomão, conta que é possível tirar muitas lições da conexão entre suas empresas e sua paixão pela seleção brasileira master de basquete, na qual também faz parte

Elaine Rodrigues
Divulgação
 

O esporte sempre esteve muito presente na vida do empresário Marcelo Salomão desde os seus 10 anos de idade. Ele era uma criança agitada e seus pais encontraram no esporte a solução para “queimar” toda essa energia. Atualmente pratica ciclismo, corrida e natação, mas foi no basquete que encontrou uma válvula de escape, até mesmo para enfrentar os dias difíceis no trabalho.

 

Na adolescência, chegou a ser federado pela modalidade esportiva, mas por mudança da capital para o interior teve que engavetar o sonho de ser um atleta profissional.

 

Aos 17 anos abriu seu primeiro negócio próprio, a Bicola, uma empresa de impressão digital que mantém até hoje na cidade de Birigui, interior de São Paulo. Dois anos depois criou a Gigatron, empresa da área de tecnologia da informação que desenvolve softwares para o varejo e prestadores de serviços, que está no mercado há 25 anos e é a “menina dos olhos” do empresário. Em 2012 a marca entrou para o franchising e hoje soma 60 unidades ativas espalhadas pelo Brasil.

 

Marcelo é o que se chama de investidor-anjo, pois consegue enxergar potencial em pequenos negócios e possibilita investir capital para que eles possam crescer dentro do mercado. 

 

Entusiasta em tudo que é ligado à tecnologia, em 2019, Salomão fundou o primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil, o Dot Bank, que é voltado para empresas que desejam automatizar processos, como o de pagamentos e recebimentos.

 

Tirando o sonho da gaveta

Um esportista nunca deixa de lado a prática da atividade física. Foi quando há cerca de cinco anos surgiu uma oportunidade de jogar na competição master (atletas com mais de 30 anos). Com a vida profissional já formada e muito bem encaminhada, o empresário voltou a se dedicar com mais intensidade ao esporte.

 Desde então vem disputando vários campeonatos de basquete, sendo atual campeão paulista master 40+ pela equipe Underdogs, e conquistado o 3º lugar no campeonato brasileiro 2021. Recentemente participou do campeonato mundial de basquete master 45+ pela seleção, jogando na posição lateral (nº 2).

“Hoje o basquete é mais que um hobby, uma distração nos momentos de lazer. Mesmo não sendo remunerado cultivo para manter a saúde e o viés de competição sempre ativo, isso é muito importante para os negócios e a vida. Acredito muito que atletas de alta performance tendem a ser bons profissionais nas escolhas de suas carreiras, pois, ambos precisam de disciplina, persistência, ambição e muita vontade de melhorar diariamente para ter resultados”, analisa o atleta e empresário, Marcelo Salomão.

Lições da quadra para o escritório

 

Marcelo lista cinco lições que acredita serem imprescindíveis do esporte e que podem deixar o seu negócio melhor. Todas elas foram fundamentais para suas conquistas. Veja:

 
  • Determinação: pessoas que não tem vontade não crescem; 
  • Ambição: quem não quer ganhar não se empenha o suficiente;
  • Concentração: pessoas que não se concentram não tem foco nas tarefas;
  • Competição: precisamos ser competitivos o tempo todo, em tudo que fazemos e em todas as ações, isso ajuda a conquistar a vitória; 
  • Resiliência: sempre há uma lição na derrota e devemos aprender com ela.
 

Para ser um bom esportista é preciso treinar muito, assim como para ser empresário é necessário ter muita resiliência, disciplina e constância nos negócios, seja ele dentro ou fora das quadras. “Apesar de serem tarefas diferentes, os requisitos e funções são iguais. Precisamos lidar diariamente com conflitos, perdas, vitórias, conquistas, pessoas... tudo muito similar. Por isso, acredito que todo bom esportista é um bom empreendedor”, analisa Salomão.

 

Abrir mão de algo para conquistar outro

 

Mas não pense que tudo são flores não. Para poder unir a vontade de entrar em quadra como um verdadeiro profissional, Marcelo teve que criar uma dieta ainda mais saudável, como por exemplo, evitar de comer doces, que é um dos seus grandes desafios. Além ainda de consumir bebida alcoólica, se limitando apenas a uma taça de vinho ou gin em eventos especiais.

 

Já na vida empreendedora ele relembra que também teve que abrir mão de muitas coisas, principalmente momentos com os amigos. “Quando comecei a jornada empreendedora me recordo dos amigos planejando churrasco aos sábados e eu não ia porque estava trabalhando, quase a vida toda trabalhei 60 horas por semana. Muitas das vezes que eu consegui ir a esses encontros já estava no final da festa”, relembra.

 

Visão estratégica

 

A visão estratégica tem tudo a ver com esportes, porque o atleta tem que ter uma estratégia para poder vencer. Assim também é nos negócios quando se busca crescer o empreendimento, inclusive na vida.

 

“Sem uma estratégia não é possível executar com maestria. No basquete, por exemplo, somos um time com 12 pessoas, mas apenas cinco entram em quadra. Antes do jogo, avaliamos contra quem iremos jogar, assim, montamos uma estratégia de quais pessoas são as mais importantes para o jogo, se for um time de estatura grande, às vezes precisamos de um atleta rápido, ou um bom arremessador. Se for um time rápido, precisamos de atletas fortes para jogar com força dentro do garrafão. O fato é que, com estratégia, o jogo fica mais fácil, tanto no esporte quanto na vida”, reflete Salomão.

 

Networking em quadra

Muitas pessoas têm propósito, paixão, buscam inovar, mas não conseguem se encontrar no que realmente gostam. Para Marcelo, o seu maior propósito hoje é a qualidade de vida, algo que preza muito e daí a necessidade de voltar a competir.

Por jogar no master, conseguir disputar um bom campeonato e voltar para casa sem lesão já é uma grande vitória para ele, principalmente quando o foco é qualidade de vida. 

Salomão pontua que existem outras vitórias que possibilitam unir o esporte com o universo do empreendedorismo. “Sempre é possível fazer novos amigos e muitas vezes fazer novos negócios, pois, vários outros atletas são também profissionais e empreendem. Já tivemos a oportunidade de fazer negócios derivados do contato dentro das competições. Mas, voltar com uma medalha no peito é sempre bom!”, finaliza.

 

Sobre a Gigatron Franchising

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui mais de 70 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br

 

Sobre o Dot Bank

Fundada em 2019, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, o Dot Bank é um banco digital voltado para empresas que desejam automatizar processos, como o de pagamentos e recebimentos. Através da integração com o software de gestão, a conciliação automática favorece o ganho de performance no dia a dia. Além desses serviços, a plataforma conta com um portfólio de produtos que atendem empresas de pequeno e médio porte do comércio e varejo, como aquelas com alto volume de emissão de boletos bancários. Com atuação no mercado de franquias, o Dot Bank atua com o modelo home office, cujo investimento inicial é a partir de R$ 2.320,00 e se destaca ao ser o primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil. www.dotbank.com.br/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 99107-4530 – [email protected]

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp