21/01/2024 às 09h52min - Atualizada em 21/01/2024 às 12h03min

Transportes: veja 7 dicas de museus para as férias e como chegar a cada um deles

Os locais têm fácil acesso com linhas da CPTM, Metrô e ônibus gerenciados pela EMTU para passear

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/transportes-veja-7-dicas-de-museus-para-as-ferias-e-como-chegar-a-cada-um-deles/

Muitas famílias optam por tirar férias em janeiro, mês de recesso escolar, e São Paulo é um destino repleto de experiências culturais que podem ser exploradas – tanto por turistas quanto por residentes – de maneira acessível e eficiente por meio dos transportes metropolitanos do estado.

Passeios culturais gratuitos são sempre uma boa opção na hora de montar o roteiro com as crianças. A STM separou sete dicas de passeios gratuitos – um por dia da semana – para fazer usando as linhas da CPTM, EMTU e Metrô.

1) Casa das Rosas

A Casas das Rosas é um casarão clássico com estilo francês que  oferece à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições ligadas à literatura. O espaço possui também um jardim bastante visitado.

Horário de visitação: Terça-feira a domingo – Jardim das 7h às 22h e  Museu das 10h às 18h. Entrada gratuita todos os dias.

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Como chegar:  Estação Brigadeiro (Linha 2-Verde)

2) Catavento

O Catavento é um museu de ciências interativo com exposições divididas em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade.

Horário de visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita todas as terças-feiras.

Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP

Como chegar:  Estação Dom Pedro II, da Linha 3-Vermelha, do Metrô.

3) Museu do Ipiranga 

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, especializado em história cultural e material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.

Horário de visitação: terça a domingo, das 10 às 17h. O acesso é gratuito às quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês. No feriado de São Paulo (25/01) a entrada também será franca, a gratuidade será oferecida pela B3, a bolsa do Brasil.

Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP

Como chegar: Estações Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e linhas intermunicipais 217, 218, 218EX1 e 314 gerenciadas pela EMTU.

4) Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo teve início na década de 1890, quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. O espaço é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.

Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita todos os dias.

Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP

Como chegar:  Estações Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e linhas intermunicipais 217, 218, 218EX1 e 314 gerenciadas pela EMTU.

5) Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil.

Horário de visitação: Quarta a segunda, das 10h às 18h. Fechado às terças. Entrada gratuita todos os dias.

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP

Como chegar:  Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi) saída Sala São Paulo – acesso pela Plataforma 1 Jundiaí Linha 7 Rubi.

6) Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo foi inaugurada em 1905 e transformada em museu estadual em 1911. O espaço é o museu de artes visuais mais antigo da cidade, voltado para produção brasileira concebida desde o século XIX até a contemporaneidade.

Horário de visitação: De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h), quintas-feiras B3 com horário estendido e gratuito somente na Pina Luz: das 10h às 20h (entrada gratuita a partir das 18h). Aos sábados a entrada é gratuita para todas as pessoas nos três edifícios.

Endereço:  Pina Luz, Praça da Luz, 2;  Pina Estação, Rua Mauá, 66; Pina Contemporânea, Av Tiradentes, 273

Como chegar: Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi). A Pina Estação pode ser acessada pelo Boulevard João Carlos Martins, que conecta a Estação da Luz aos equipamentos culturais do Complexo Júlio Prestes, onde está a Pinacoteca Estação. Para acessar este caminho, basta seguir as sinalizações da plataforma 1 da CPTM na Estação da Luz.

7) Museu da Língua Portuguesa

O Museu tem como objetivo valorizar a diversidade da língua portuguesa e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. O museu abriu ao público em 2006 e foi reaberto em 2021, após sua reconstrução.

Horário de visitação: De terça a domingo, das 9h às 16h30. Entrada gratuita aos sábados.

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Como chegar: Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi).

Este guia tem como objetivo inspirar os paulistas e turistas a vivenciarem as férias de verão de maneira culturalmente rica, aproveitando ao máximo a diversidade que São Paulo tem a oferecer.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

O post Transportes: veja 7 dicas de museus para as férias e como chegar a cada um deles apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp