19/01/2024 às 12h19min - Atualizada em 20/01/2024 às 20h07min

Aplicativo inédito para motoristas coletores garante maior segurança e transparência em operações financeiras

Pagoo by Lwart é o primeiro app desenvolvido para o segmento de coleta de óleo lubrificante usado que integra ecossistema digital com transações via PIX, entre outras formas de pagamento.

Felipe Rariz
Lwart Soluções Ambientais

O orçamento em segurança cibernética no setor financeiro teve um crescimento de 29%, atingindo cerca de R$ 45 bilhões em 2023, de acordo com o estudo “Febraban de Tecnologia Bancária 2023” realizado pela Deloitte. A necessidade de transparência e segurança financeira em transações comerciais é uma tendência apontada pelo estudo e inclui segmentos dos mais variados. Considerando a demanda por transações comerciais mais seguras e modernas no mercado de coleta de óleo lubrificante usado (OLUC), a Lwart Soluções Ambientais desenvolveu uma plataforma digital inédita e de uso exclusivo da companhia, que vem facilitando as operações comerciais na coleta de OLUC pelos mais de 600 colaboradores responsáveis por efetuar a operação em diferentes geradores desse resíduo.

O aplicativo Pagoo by Lwart, pioneiro no setor, foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar e otimizar o processo de gestão de coleta de óleo lubrificante usado nos estabelecimentos país a fora. Por meio dele, os motoristas coletores podem efetuar transações financeiras por meio do PIX, entre outras modalidades digitais, de forma mais segura e ágil, garantindo transparência, rastreabilidade e segurança durante o processo.

“O objetivo principal do Pagoo by Lwart é garantir, por meio da tecnologia desenvolvida, maior transparência e rastreabilidade entre clientes e empresa. Outro aspecto de grande relevância está na segurança ao operador, que pode transacionar operações financeiras sem portar cédulas físicas, o que é uma questão delicada que afeta todos os motoristas coletores. O app desenvolvido pela Lwart é uma ferramenta que auxilia nos processos não só financeiros, mas gerenciais, aliando tecnologia, segurança financeira e compliance”, comenta Jefferson de Oliveira Andriotti, Gerente de TI e Suprimentos na Lwart Soluções Ambientais.

Desde o lançamento do Pagoo, implementado de forma gradativa aos colaboradores, a empresa notou um melhor aproveitamento por parte dos motoristas coletores e destaca a importância de novas soluções como esta para o setor.

“A execução do Pagoo by Lwart foi um sucesso. Com este projeto, que traz consigo a inovação e pioneirismo da Lwart, fortalecemos o envolvimento de todas as áreas impactadas, tivemos uma comunicação ativa e eficiente desde o início e testamos muito. É satisfatório ver o resultado obtido”, complementa o Gerente.

Hoje, a Lwart atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance (Grupo II) a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 1.400 funcionários e 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Para o futuro da plataforma digital, um painel web para clientes está sendo desenvolvido para que os clientes Lwart possam acompanhar ainda mais de perto o histórico de suas coletas, transações financeiras, gráficos e outras funcionalidades.

OLUC, um vilão ambiental

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um vilão ambiental e classificado como um resíduo perigoso que está presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010) Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

 

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp