19/01/2024 às 15h09min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h10min

Festival agita Galeria Metrópole no aniversário de São Paulo

Galeria comemora 60 anos com música, feiras e programação cultural

Bacuri Comunicação
Divulgação

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, acontece a primeira edição do Festival Metrópole, resultado do movimento de retomada da região da Avenida São Luís, na República, por profissionais da indústria criativa. No aniversário de 470 anos da cidade, a programação deve reunir designers, artistas, artesãos, shows e duas feiras: uma literária e outra de produtos artesanais. A ação, que celebra a economia criativa, a arte, a literatura e a importância cultural da galeria na cidade de São Paulo, comemora os 60 anos de fundação da Galeria e do Cine Metrópole, que foram abertos ao público pela primeira vez em 1964.

“Desde 2021, a Galeria e seu entorno têm sido ocupados por lojas, estúdios, livrarias, entre outros estabelecimentos, que estão devolvendo à região seu caráter cultural. O Festival é mais uma das ações que estimulam as pessoas a vivenciarem este espaço que reflete parte da história e da identidade cultural paulistana”, afirma a artista Ju Amora, idealizadora do evento e residente da galeria. Ao lado do designer Bruno Niz, e do atual síndico da Galeria, Ricardo Gouveia, ela também está à frente da organização de eventos no espaço. 

No dia 25, depois de vários anos de portas fechadas, o Cine Metrópole será reaberto - exclusivamente nesta data - para receber uma programação que se estende entre 15h e 19h com três shows de bandas autorais e um tributo ao cantor Tim Maia. Os músicos Luiz Masi, Otávio Cintra e Naissius se dividem para cantar Folk, MPB e Rock, respectivamente. Já o tributo fica por conta de Tim Melô. 

No evento, Lauro Andrade, idealizador e curador do DW! Semana de Design de São Paulo, apresenta a nova identidade visual da DW! A ação também deve contar com a exibição do filme "Entre Rios" com a presença do diretor Caio Silva Ferraz.

Além de toda a programação, os visitantes podem provar diferentes tipos de vinhos na Prosa e Vinho,  experimentar o menu vegano do VHMOR ou conhecer lojas como a Paiol, que exalta a arte popular e o artesanato de tradição feito no Brasil. “Para os dias de festival, nós trouxemos uma seleção que destaca a tradicional cerâmica de Maragogipinho, na Bahia, e a cestaria indígena da etnia Yanomami, que vive majoritariamente nos estados de Roraima e Amazonas e que têm em sua produção artesanal sua principal fonte de renda”, finaliza o diretor criativo da Paiol, Lucas Lassen. 

 

Programação

 

25/01 - Cerimônia de abertura e ação especial da DW, semana de design de São Paulo 

Onde: Cine Metrópole, 1º andar, às 11h 

 

25/01 - Fair & Sale

A galeria recebe pela primeira vez a feira Fair & Sale, que trará 25 expositores da economia criativa para homenagear o aniversário da cidade. A feira também criará espaços de convivência pela galeria com a temática “Praia de Paulista”, que vai contar com móveis assinados pelos designers residentes da Galeria Metrópole. 

Onde: 1º e 2º andares | das 10h às 18h.


25 a 27/01 - Feira Subterrânea

Feira Subterrânea, primeira feira de livros de 2024 organizada pelos residentes da Descabeça Livros e Editora sobinfluencia. Além disso, o evento também conta com a presença das editoras Tamarindo, Lovely House, Hedra e N-1, Desapê, Tapera Taperá, IP, Editora 34, Perspectiva, Boitempo, Veneta, Expressão Popular, Autonomia Literária, Usina, Terra Livre, Ubu, Fósforo, Incompleta, Kinoruss, Sundermann, Kitempo, Lavra Palavra, entre outras.

Onde: Térreo | das 10h às 18h

 

Música e Shows

Cine Metrópole | Térreo
Programação musical com curadoria do Festival Brasa Quentíssima.

 

Músicas autorais com:
15h - Luiz Masi. (Folk) 
15h30 - Otavio Cintra (MPB) 
18h - Naissius (Rock) 
17h - Tim Melô, com tributo ao Tim Maia


Serviço
Festival Metrópole
Quando: 25 a 27/01, quinta a sábado
Onde: Galeria Metrópole - Avenida São Luís, 187 - República
Entrada gratuita
Estação Mais Próxima: Estação República a 3 minutos a pé


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp