19/01/2024 às 15h20min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h09min

Reaproveitamento de contêiner da Asia Shipping melhora eficiência do processo de exportação da CJ Selecta

Considerada uma das maiores fabricantes de proteína de soja para ração animal no Brasil e exterior, a companhia chega a movimentar 4 mil contêineres por ano

Maria Julia da Silva Fernandes
Divulgação
Araguari (MG), janeiro de 2024 – Uma operação logística eficiente vai muito além de custos e transit time. Para se ter uma ideia, a CJ Selecta, uma das maiores fabricantes de proteína concentrada de soja para alimentação animal, conseguiu, por meio dos serviços da Asia Shipping, multinacional brasileira integradora de cargas em todos os modais, trazer melhorias significativas ao processo de exportação. Atualmente, a empresa movimenta em média 4.000 contêineres por ano.

Com uma operação personalizada que utiliza o reaproveitamento de contêiner, a CJ Selecta reduz seus custos de frete e transit time da carga, garante disponibilidade de equipamentos em bom estado, gestão total da operação de sua planta até o Porto de Santos, transporte seguro, humanizado e sustentável, pois emite menos gases nessa configuração.

Atualmente, uma grande parte do volume exportado pela CJ Selecta é transportado e gerenciado pela Asia Shipping. “Temos alguns fornecedores logísticos trabalhando conosco, mas a Asia Shipping é responsável por transportar um grande percentual das cargas com todo o know-how oferecido. Com o reaproveitamento, conseguimos otimizar os tempos operacionais, diminuir gargalos com a falta de equipamentos (containers) vazios em Santos e reduzir custos com um serviço de alta qualidade”, comenta Douglas Franco de Oliveira, coordenador de logística da CJ Selecta.

Para garantir o reaproveitamento de contêiner, a Asia Shipping precisa organizar uma operação de importação com outra de exportação que utilize o mesmo container e veículo de transporte. A multinacional realiza também o transporte de peças automotivas que chegam no Porto de Santos (SP) e seguem para a fábrica do importador em Anápolis (GO). Após a desova dos contêineres, eles voltariam vazios para Santos, mas desde o ano passado, os contêineres saem de Anápolis (GO) e vão até Araguari (MG), onde se localiza a planta da CJ Selecta, para exportação.

Segundo Greisson Ribeiro, gerente da Asia Shipping na região Sul, “assim que o contêiner chega em Araguari (MG), acaba a responsabilidade do importador e começa a do exportador com o equipamento. A partir daí, fazemos a estufagem dos contêineres, o transporte, o monitoramento da carga até o embarque em Santos. Com a operação de reaproveitamento de equipamentos, reduzimos os custos da operação em até 40%. Com toda a nossa gestão, o cliente não precisa se preocupar com os gargalos operacionais em Santos (SP), pois cuidamos de tudo para ele”. 

Além da planta de Araguari (MG), a CJ Selecta possui uma operação na cidade de Estiva Gerbi, no interior de São Paulo, que também passa a operar com o reaproveitamento de contêiner da Asia Shipping. “Nossa ideia é replicar o modelo para as demais operações, explorando os benefícios que ele contempla”, comenta Douglas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp