19/01/2024 às 17h55min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h05min

ASBIA lança edição atualizada do Manual de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos

Entidade apresenta conteúdo atualizado com orientações sobre as melhores práticas para o sucesso do melhoramento genético

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Livre
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) está colocando no mercado um completo e atualizado Manual de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos. O conteúdo aborda o histórico da biotécnica reprodutiva, as vantagens da Inseminação Artificial visando o melhoramento genético na pecuária, além de fornecer orientações técnicas para que o profissional de IA tenha sucesso no processo.

“O manual foi totalmente atualizado por um time de especialistas, composto por Adolfo Firmo Ferreira, gerente de produção ABS Brasil e Membro do Comitê RTs ASBIA, a dra. Lúcia Helena Rodrigues, consultoria técnica na área de Reprodução Animal voltada para Andrologia Bovina e Tecnologia de Sêmen e Membro do Comitê RTs ASBIA e Tatiana Issa Uherara Berton, Responsável Técnica da Tairana e Membro Comitê RTs ASBIA. Ele é um completo guia de orientação para o melhoramento genético para produção de carne e de leite no Brasil”, informa Cristiano Botelho, executivo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

“Alguns cuidados são cruciais para realizar o procedimento de inseminação com sucesso. Caso alguns procedimentos não sejam perfeitamente seguidos, a taxa de prenhez do rebanho pode ser comprometida. Sabemos a importância da inseminação para evoluirmos com o melhoramento genético de forma contínua. O Manual é uma importante ferramenta para o avanço constante”, reforça Botelho.

Em 60 páginas, a edição 2023 do Manual de Inseminação Artificial reúne histórico, definição e vantagens da IA, orientações sobre manejo da propriedade, condições ideais das instalações para realização dos procedimentos, explicação técnica e ilustrada sobre o aparelho reprodutivo das fêmeas, formas de reconhecimento do cio e horários propícios para realização da IA, entre muitos outros tópicos para apoiar os usuários da tecnologia.
“O Manual reúne muito conhecimento. Detalhamos porque alguns cios não devem ser aproveitados, os materiais necessários para realizar a inseminação, além da importância e os tipos de embalagem do sêmen, os cuidados no manuseio do botijão, a higiene necessária e a sequência correta a ser seguida”, completa Cristiano Botelho.

O conteúdo também vem com uma ficha para ser preenchida com informações sobre controle da inseminação artificial, além de calendário com datas relativas à previsão de parto das fêmeas bovinas. “O investimento em genética representa menos de 2% dos custos de produção de uma propriedade de pecuária e é o único insumo que deixa resíduos positivos e permanentes para as futuras gerações de animais. É dever da ASBIA democratizar esse conhecimento. O Manual é mais um material com referências atuais e adaptado à realidade da pecuária brasileira”, completa o executivo da entidade.

Pedidos do Manual de Inseminação Artificial edição 2023 podem ser feitos pelo telefone (34) 3333-1403 e e-mail [email protected].

Sobre a Asbia
Fundada em novembro de 1974, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) trabalha com o objetivo de difundir e fomentar o uso da inseminação artificial na pecuária nacional. Para isso, a entidade realiza ações visando a promoção e divulgação da técnica, colaborando com poderes governamentais. A Asbia também busca cooperar com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor empresarial, para ampliar o mercado e melhorar os sistemas de distribuição de seus produtos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp