19/01/2024 às 14h05min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h04min

Comece 2024 com a equipe forte: como reter talentos e o que dizem as pesquisas

A transformação do mercado de trabalho e o impacto nas estratégias corporativas de retenção

Nice Castro
divulgação

Em 2024, a retenção de talentos se tornou um dos maiores desafios para os líderes empresariais devido aos índices alarmantes de desengajamento. O estudo Talent Trends 2023 revelou mudanças profundas na cultura do mercado de trabalho, impactando diretamente as estratégias de retenção de talentos das empresas.

 

Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, ressalta que essas descobertas refletem as novas direções e prioridades dos profissionais, influenciando as estratégias corporativas. Segundo Aldan, a lealdade dos colaboradores passou por uma transformação radical. "Hoje, 98% dos entrevistados, mesmo empregados, estão receptivos a novas oportunidades profissionais. Isso sinaliza uma verdadeira revolução cultural no ambiente de trabalho, exigindo uma revisão das abordagens empresariais para atrair e reter talentos nesse novo contexto profissional", afirma.

 

A Kronberg, consultoria liderada por Aldan, atua em consonância com essas descobertas, priorizando o desenvolvimento humano e a compreensão das transformações do mercado. "Nos últimos três anos, testemunhamos uma metamorfose significativa no mercado de trabalho. As pessoas não buscam apenas salários competitivos, mas também flexibilidade, planos de carreira claros e um ambiente que valorize tanto suas metas profissionais quanto pessoais", explica.

 

O estudo aponta que sete em cada dez profissionais priorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, superando o sucesso estritamente profissional. Esta mudança cultural, abordada na pesquisa, transcende todas as faixas etárias, países e setores, indicando uma mudança duradoura na dinâmica do trabalho.

 

Segundo Aldan, a adaptação e a compreensão das novas nuances do mercado são vitais para as empresas. “Estratégias mais maleáveis, direcionadas ao bem-estar e aos objetivos individuais dos colaboradores, se destacam como diferenciais para a retenção de talentos e para a promoção de um ambiente de trabalho onde o engajamento está atrelado, entre outros, à realização pessoal. Estar à frente dessas mudanças é fundamental para construir equipes resilientes e impulsionar o sucesso corporativo”, diz.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp