19/01/2024 às 15h55min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h00min

Inteligência Artificial é aliada da Sociedade Brasileira de Dermatologia na campanha Janeiro Roxo, luta contra a Hanseníase

Estigma e dificuldade de acesso são entraves para o diagnóstico

Shaulla Figueira - LGA Comunicação
Divulgação
O ano de 2024 chegou com a campanha do Janeiro Roxo, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Apesar de existir tratamento, a hanseníase continua a acometer milhares de pessoas todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) persiste como "um problema sério" em 14 países de África, Ásia e América Latina.  Mais de 216.000 casos foram detectados em todo o mundo, especialmente no Brasil e na Índia no último ano.    
 

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2022, mais de 17 mil novos casos de hanseníase foram diagnosticados no Brasil. Em 2021, o número de registros alcançou 18 mil, com 11,2% dos pacientes considerados como grau 2 de incapacidade física — quando não identificada precocemente a hanseniase deixa lesões consideradas graves nos olhos, mãos e pés.  Os dados mostram ainda que o Brasil possui mais de 90% do número de novas notificações do continente americano. Devido a quantidade de registros anuais, a doença ainda é considerada um problema de saúde pública.  

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é lembrado no último domingo de janeiro, mas a campanha da SBD acontece durante todo o mês. Este ano, para alcançar o maior número de pessoas possíveis de todas as camadas sociais (quando descoberta no século XIX tinha-se a ideia de ser uma doença que atacava os menos favorecidos e que permanece ainda nos dias de hoje) foi Intitulada de “Enredo da HansenIAse”, a campanha terá como principal aliada a Inteligência artificial (IA).

Através de uma música produzida pela gravadora GR6, a 2ª maior produtora de clipes e lançamentos de artistas de funk no Brasil. A SBD pretende orientar e esclarecer a população sobre a doença. A gravadora tem 40 milhões inscritos no país no YouTube, mais de 300 mil clipes gravados e mais de 3 milhões de seguidores no Instagram.
 
“Um casamento perfeito entre a nossa tradição musical e a tecnologia avançada, proporcionando uma nova dimensão à comunicação e conscientização. Hoje o alcance das mídias digitais é imenso e por isso falaremos amplamente do assunto em diversos canais", destaca o médico dermatologista Egon Daxbacher, do Departamento de Hanseníase da SBD.  

Segundo o especialista, a bactéria Mycobacterium leprae é a responsável pelo contágio. Quando já instalada no organismo, nota-se alteração ou perda da sensibilidade ao calor e ao frio, dor, fraqueza muscular dos membros e até incapacidade da visão.    
 
 “É comum que as pessoas com hanseníase percam a sensibilidade da pele. A doença avançada pode apresentar manchas no corpo, dormências e fraqueza nas mãos ou pés, além de pequenos choques e sensação de agulhadas em lesões iniciais. Por isso é essencial a família ter atenção, respeitar e ouvir as queixas para buscar ajuda”, destaca Dr. Egon.  O especialista reforça que a hanseníase segue desafiando os sistemas de saúde público e privado, com seu diagnóstico complexo.   

Presidente da SBD reforça a importância do esclarecimento     
"A hanseníase pode estar em qualquer lugar, até mesmo na sua casa. O quanto antes for diagnosticada e tratada, possibilitará não transmitir a doença. Reforçamos também que não é indicado nenhuma forma de isolamento do paciente, muito menos qualquer atitude de estigmatização do mesmo. Precisamos informar a importância da ida imediata até uma unidade básica de saúde ou ao dermatologista em caso de áreas do corpo com dormência, manchas claras ou elevadas (com tonalidades vermelhas), acompanhadas de diminuição da sensibilidade. Esses podem indicar a presença da doença, possibilitando o diagnóstico rápido e tratamento em fases iniciais", orienta o presidente da SBD, Heitor Gonçalves.    

O tratamento está disponível no Sistema único de Saúde (SUS). 
Mais informações no site da Campanha https://www.sbd.org.br/janeiroroxo/
Link Youtube: https://youtu.be/p5OkylFRaFE
Link para download dos arquivos do vídeo: https://we.tl/t-PxzTYnv28J
https://www.sbd.org.br/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp