18/01/2024 às 16h15min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h08min

Cuidar do corpo é uma das metas para 2024? A cirurgia plástica pode ser aliada neste processo

Novas técnicas e tendências de Lipo HD e harmonização facial prometem revolucionar o segmento e garantir mais segurança aos pacientes

FSB Comunicação
https://www.instagram.com/dr.fabionahas/
Foto: Divulgação

São Paulo, janeiro de 2024 - Em um mundo onde a busca pela saúde e bem-estar ganha cada vez mais destaque, a cirurgia plástica e os procedimentos estéticos tornam-se opções para aqueles que desejam melhorar a aparência e são aliados nas metas relacionadas ao cuidado do corpo no ano que está começando.

Procedimentos como a Lipo HD, abdominoplastia, rinoplastia e harmonização facial estão entre os mais buscados nos últimos anos e, em 2024, prometem permanecer no topo da lista, conforme analisa Fabio Nahas, médico-cirurgião plástico dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e professor da UNIFESP. 

A Lipo HD (ou lipoaspiração de alta definição) é uma técnica eficaz para a remoção de depósitos de gordura em pontos específicos, permitindo a definição do contorno corporal que muitas vezes é difícil de ser alcançado apenas com exercícios físicos. Já a abdominoplastia é uma opção para quem busca eliminar o excesso de pele na região abdominal, como no caso de perda excessiva de peso.

Para aqueles que querem iniciar o ano melhorando a aparência fora dos centros cirúrgicos, os procedimentos faciais podem ser a opção ideal -  são menos invasivos e oferecem resultados satisfatórios de forma rápida, segura e tranquila. Um dos procedimentos mais populares atualmente é o face lifting, que contribui para rejuvenescer e suavizar a pele, atenuando rugas e flacidez. 

Fabio Nahas destaca, no entanto, que a cirurgia plástica deve ser encarada como um complemento aos hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular. “Quando realizada de forma responsável e atrelada a este estilo de vida, a cirurgia plástica pode, de fato, ser uma aliada valiosa no caminho para um maior cuidado com o corpo, promovendo não apenas mudanças físicas, mas também impactando positivamente a autoestima e a saúde emocional dos pacientes”, avalia o médico.

Tendências para 2024

Ultrassonografia para ainda mais segurança
Em 2024, tendências marcantes na cirurgia plástica, com avanços notáveis em técnicas e tecnologias, prometem revolucionar a área. Uma delas é o uso de ultrassonografia durante cirurgias como a de lipoaspiração. Com o ultrassom, o profissional pode ter mais precisão durante a cirurgia, evitando vasos e, assim, minimizando riscos e garantindo uma segurança ainda maior para o paciente. 

Lipo HD além do abdômen
Outra tendência que ganha destaque é a Lipo HD para os braços, uma evolução da lipoaspiração tradicional que visa esculpir a região de forma mais detalhada, enfatizando contornos e definições. “Até pouco tempo, muitas pessoas acreditavam que a Lipo HD poderia ser feita apenas na região abdominal, mas hoje o procedimento para os braços também vem ganhando a atenção de homens e mulheres”, explica Nahas.

Harmonização facial para melhorar, não transformar
No caso da popular harmonização facial, a busca por resultados naturais passa a ser cada vez mais uma prioridade, com procedimentos que buscam ressaltar a beleza individual, sem transformar a identidade do paciente. Para o cirurgião plástico, a aplicação de técnicas avançadas, aliada ao profissionalismo que o médico deve ter, promove resultados que realçam a singularidade de cada pessoa. “A um tempo atrás, as pessoas atrelavam a harmonização facial à artificialidade, à transformação de um rosto - seja através de uma mandíbula muito marcada, testas sem expressão ou lábios grandes demais. Mas o procedimento não deve ser feito desta maneira. Os traços originais do paciente devem ser mantidos, apenas aprimorando aquilo que já é belo em cada um”, avalia o profissional.

Decidiu? Então, qual é o primeiro passo?
Se você está planejando realizar uma cirurgia plástica em 2024, a primeira coisa que deve fazer é pesquisar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no próprio site da organização. Isso, segundo o especialista, é um ponto-chave para a segurança. “No site da entidade, também é possível pesquisar o histórico do cirurgião, seus processos anteriores, experiência profissional e acadêmica, publicação de estudos, e participação em congressos, por exemplo”, diz o cirurgião.

Além da pesquisa criteriosa pelo cirurgião plástico, outro ponto de atenção está logo na primeira consulta. “O paciente deve ficar atento caso lhe sejam prometidos resultados impossíveis de serem alcançados. Toda cirurgia plástica tem suas limitações que devem ser respeitadas, mesmo que muitos profissionais não o façam. A cirurgia plástica não é como uma roupa “tamanho único”; ela deve ser pensada de forma individualizada para cada paciente, conforme o que ele necessita e o que é possível fazer” afirma Nahas. 


Sobre Fabio Nahas
Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é um dos cirurgiões plásticos mais renomados do país. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), é especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutora, e opera nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo. Atua na cirurgia plástica do contorno corporal e face, sendo considerado um dos iniciadores da lipoaspiração de definição no país.

Fabio Nahas é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia geral e em cirurgia plástica pela USP. Realizou "fellowship" em cirurgia plástica na Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, tem Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e é Livre-Docente pela Unifesp / Escola Paulista de Medicina. Atualmente, se divide entre a clínica particular, na região da Avenida Brasil, em São Paulo, e a vida acadêmica. É Professor Orientador de Teses de Mestrado e Doutorado e Professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É também Editor Associado do Aesthetic Plastic Surgery Journal, órgão oficial de publicações científicas da International Society of Plastic Surgery (ISAPS).

O cirurgião conta com diversas contribuições científicas, com mais de 400 publicações, artigos e estudos na área de atuação. Nahas tem seis livros publicados e realizou conferências e cirurgias em 33 países, em universidades como New York University, Universidade de Pittsburgh, Universidade da Califórnia em São Francisco, Clínica Mayo, Universidade de Toronto, entre outras.


Esteja à vontade para utilizar este conteúdo e as fotos do link.


Atendimento à imprensa

Caroline Vaz | (11) 96294-4936 | [email protected]

Daya Lima | Diretora de Atendimento | (11) 98207-5278 | [email protected]


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp