18/01/2024 às 11h27min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h07min

Campo modernizado: saiba tudo sobre a revolução da conectividade nas áreas rurais do Brasil

Das órbitas espaciais aos lares rurais, entenda como provedores e fabricantes de equipamentos estão estendendo fronteiras digitais para cerca de 30 milhões de brasileiros

Alice Bezerra da Silva
www.tp-link.com.br
TP-Link
Campo modernizado: saiba tudo sobre a revolução da conectividade nas áreas rurais do Brasil

Das órbitas espaciais aos lares rurais, entenda como provedores e fabricantes de equipamentos estão estendendo fronteiras digitais para cerca de 30 milhões de brasileiros
 
Apesar do contínuo avanço da conectividade no Brasil, que abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, aproximadamente 30 milhões de cidadãos permanecem desconectados da Internet. Nesse contexto, os provedores de Internet têm desempenhado um papel essencial na redução dessa lacuna digital. À medida que o país intensifica seus esforços para ampliar o acesso à conectividade, especialmente nas áreas rurais, os provedores de Internet assumem um papel fundamental, permanecendo na vanguarda do esforço para conectar comunidades remotas e proporcionar oportunidades de inclusão digital. Este compromisso não apenas liga pessoas, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

Quando a internet chega até essas localidades, muitas vezes ela é redistribuída por pequenos provedores que estão ampliando suas ofertas para incluir equipamentos de rede essenciais, como Access Points, Roteadores Mesh e Repetidores. Esta expansão visa atender às crescentes necessidades residenciais, assim como atender escolas, pequenos comércios e órgãos oficiais.

Ayrton Neves, Diretor Comercial da TP-Link, líder global em conectividade, conta como a TP-Link desenvolveu soluções para agilizar os processos que facilitam o gerenciamento desses pequenos provedores através de ferramentas, como a plataforma Aginet de Gestão Remota TR-069 que reduz custos com visitas técnicas. A fim de suprir a necessidade de estender essa conectividade em uma área maior ou em diferentes localidades, são essas entidades especializadas na fabricação e distribuição de produtos de rede que fornecem meios para cumprir esse propositivo e tornar as redes mais robustas.

A Solução Aginet ACS, por exemplo, permite checar a distância o status da rede, atualizar firmware e gerar diagnósticos, entre outras ações, conforme explica Neves. "Essa abordagem auxilia os provedores na redução de despesas relacionadas a deslocamentos para a residência ou local de trabalho dos assinantes, resultando em uma otimização dos ganhos e uma melhoria significativa no atendimento pós-venda. Além disso, elimina contratempos para os clientes, que frequentemente enfrentam a necessidade de aguardar a chegada de técnicos em áreas de acesso complicado.", reforça.
Já o Aginet Config permite a configuração de Presets, personalizando todos os parâmetros individuais do roteador. “Assim, caso o assinante resete o aparelho, os equipamentos voltam para as configurações do provedor e não as de fábrica, facilitando o dia a dia do pequeno empresário. Alguns modelos de roteadores TP-Link ainda contam com uma função Anti-Furto, que impedem que essas configurações sejam alteradas por um terceiro, caso o equipamento seja desviado”, finaliza.

Explorando as soluções 5G para essas áreas de difícil aceso, a TP-Link investe em testes no Brasil e no lançamento previsto do NX510v no primeiro quarter de 2024, roteador criado para oferecer soluções indoor e outdoor que facilitarão a disseminação da digitalização no Brasil, representando um salto significativo na conectividade rural. O NX510v, se destaca pela inovação, sendo um roteador Wi-Fi 6 AX3000 5G com processador Qualcomm para otimização de performance. Este dispositivo proporciona velocidades de download de até 3.4 Gbps, sendo 23,6 vezes mais rápido que o 4G LTE, representando um avanço significativo na conectividade rural. Além disso, oferece uma cobertura Wi-Fi em toda a casa com a tecnologia EasyMeshn padrão e uma estratégia de backup failover para WAN e 4G/5G, garantindo uma conexão à internet contínua. A funcionalidade VoLTE/CSFB Telephony do NX510v assegura comunicação confiável e contínua, fundamental para áreas remotas onde a conectividade é crucial tanto para a comunicação pessoal quanto para o desenvolvimento econômico.​

No contexto de provedores rurais e a expansão da conectividade, se faz presente também o uso de produtos GPON (Gigabit Passive Optical Network) em residências rurais como uma solução eficaz. Os produtos GPON são sistemas de fibra óptica que oferecem alta velocidade de conexão à Internet, particularmente úteis em áreas rurais, onde as opções tradicionais de banda larga podem ser limitadas ou inexistentes. Com a capacidade de fornecer velocidades de gigabit e suportar uma variedade de serviços como VoIP, IPTV e dados de alta velocidade, o GPON é ideal para atender às demandas crescentes de conectividade em áreas rurais e regiões mais remotas. No panorama da conectividade rural, empresas como a TP-Link estão liderando o caminho com soluções inovadoras.

Ayrton explica que frentes da conectividade juntas estão não apenas melhorando o acesso global, mas também preparando grandes clientes para receber serviços de internet com alto desempenho, aumentando também o ticket médio em relação à procura e demanda de roteadores. “E assim, conforme o cabeamento e o acesso por satélite se expande a essas áreas remotas, os negócios já estarão equipados com infraestrutura de rede de última geração. Isso é economia, alimentação, acesso à informação para mais de 30% da população brasileira”, completa.

Pensando nessa propagação, a TP-Link expandiu sua equipe comercial para ter especialistas atendendo em cada região do Brasil. Agora, a empresa conta com executivos comerciais que atendem todas as regiões do país e executivos exclusivos para estados, fortalecendo ainda mais sua presença e eficiência no atendimento aos provedores, assim, preparando grandes clientes para receber serviços de internet com alto desempenho. Isso representa um avanço significativo na economia, na alimentação e no acesso à informação para mais de 30% da população brasileira.

Sobre a TP-Link
Fundada em 1996, a TP-Link é a empresa líder global em fornecimento de produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas e citada pelo quarto ano consecutivo no Magic Quadrant Gartner. Também é classificada pelos analistas IDC como a número 1 do mundo em dispositivos Wi-Fi, levando produtos para bilhões de clientes, em mais de 170 países. Sempre à frente, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, produção eficiente e gerenciamento rigoroso de qualidade, a TP-Link fornece produtos de rede premiados como roteadores wireless, gateways cabo/DSL, adaptadores, repetidores de sinal e dispositivos domésticos inteligentes. Para clientes de pequenas e médias empresas, a TP-Link trabalha para fornecer as melhores soluções de redes corporativas, com switches e roteadores de alto desempenho. Saiba mais no Site.

Siga a TP-Link:
Facebook: tplinkbr
Instagram: @tplinkbrasil

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp