18/01/2024 às 09h55min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h06min

Aura Apoena encerra 2023 com mais de 37 mil mudas de árvores cultivadas em viveiro

Entre as espécies produzidas em Pontes e Lacerda (MT), estão Ipê do cerrado, jacarandá e goiabeira

Gustavo Lanfranchi
Arquivo pessoal da Aura Minerals
 

Mais de 37 mil mudas de árvores nativas da região foram cultivadas no viveiro instalado na Aura Apoena, empresa do grupo Aura Minerals, em Pontes e Lacerda (MT). Ipês, paineiras e árvores frutíferas estão entre as espécies cultivadas no espaço. Parte desta produção é compartilhada com a população local através de doações e em ações apoiadas pela empresa no município. Além disso, as espécies vegetais são utilizadas para replantio dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Frederico Silva, diretor da operação da Aura Apoena, explica que o resultado reflete a importância da agenda ambiental para as atividades da companhia. “O cuidado com os recursos naturais é uma premissa do nosso trabalho na mineração, e através da nossa cultura Aura 360, projetamos um olhar ampliado e ainda mais cuidadoso para as demandas ambientais. Realizamos uma mineração sustentável, seguimos as melhores práticas, e entendemos a disseminação desse cuidado para a comunidade que nos acolhe como parte fundamental dessa conscientização”, comentou. 

Este ano, a Aura Apoena contribuiu com iniciativas importantes para a região, como a celebração ao Dia das Crianças – realizada pela rádio Conti – a Expo Comércio, a comemoração do Dia da Árvore, em parceria com a APAE, entre outras ações que contemplam entidades filantrópicas e educacionais. Em 2024, a Aura Apoena pretende aumentar a produção de mudas, alcançando a marca de 40 mil unidades, e expandir as doações à comunidade.

“Uma mineração responsável e sustentável está alinhada com o aumento da conscientização da população local sobre os cuidados com o meio ambiente. Temos o privilégio de atuar em uma região cercada pelo Pantanal, Amazônia e Cerrado,  e nossas ações aqui refletem no cuidado com os biomas e principalmente no futuro que estamos ajudando a construir para as próximas gerações”, finaliza Frederico Silva.

‘Guardião’ do viveiro – A manutenção diária do viveiro de mudas da Aura Apoena fica a cargo do Sr. Manoel Ferreira, um querido colaborador da empresa há 10 anos. É ele quem cuida das centenas de mudas com muito zelo, cuidado e dedicação. Como forma de homenagem pelo trabalho e carinho com que cuida das plantas, o espaço hoje se chama Viveiro de Mudas Manoel Ferreira. “O cuidado com as plantas não é apenas um trabalho, é uma missão de vida. E ter a oportunidade de trabalhar com algo tão importante é muito especial para mim”, comenta Manoel. 

 

Sobre a Aura Minerals

A Aura Minerals (TSX: ORA; B3: AURA33, OTCQX: ORAAF) é uma empresa com DNA brasileiro. Focada na mineração de ouro, cobre e metais básicos nas Américas, possui operações em Honduras, México, Colômbia e Brasil. Em 2022, a Aura Minerals atingiu US$ 66,5 milhões de lucro líquido e investiu mais de US$ 100 milhões em suas atividades. Com quatro mil colaboradores diretos e terceiros, a companhia se diferencia pela visão de futuro sobre a mineração, com uma gestão horizontalizada, que descentraliza a tomada de decisão e por ter uma cultura forte e transparente. A Cultura Aura 360, que direciona o jeito de ser e fazer da empresa, pensa de forma holística sobre como o negócio impacta e beneficia cada um dos stakeholders, priorizando os colaboradores, as comunidades, o meio ambiente e a companhia.

 

Para entrevistas e mais detalhes à imprensa | FSB Comunicação

Juliete Lino | [email protected] | (11) 9.7993-5429

Gustavo Lanfranchi | [email protected] | (11) 9.9904-2628


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp