18/01/2024 às 17h04min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h06min

Programa de Educação Ambiental promove o engajamento e desenvolvimento de boas práticas ambientais no Pará

O programa, desenvolvido pela Hydro Alunorte e Albras, forma e capacita agentes multiplicadores locais, além da utilização da educação ambiental como uma política pública estruturante.

Renata Grieco
https://www.hydro.com/pt-BR/
Divulgação Hydro
Utilizar a educação ambiental como uma política pública estruturante, esse é o objetivo do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Hydro Alunorte e Albras, em Barcarena, no Pará. A iniciativa é inédita na região e visa ao desenvolvimento de ações de educação ambiental em todo o território, com uma participação mais ativa e qualificada das discussões. Uma das atividades é a Formação de Agentes Multiplicadores Ambientais. 

As formações atendem a diversos públicos, tanto das comunidades locais como dos empregados e empregadas das operações da Hydro Alunorte e da Albras, ambas localizadas no município. Durante as formações foram apresentados o mapeamento das iniciativas de educação ambiental na região e as propostas de ação para intervenção na temática socioambiental. Mais de 100 pessoas receberam a capacitação para o I ciclo de Formações com foco para a área urbana de Barcarena.

A agente comunitária Suzana Flor acredita que o conhecimento adquirido na formação apoiará suas atividades no trabalho. "A gente precisa muito enraizar esse conhecimento ambiental. Eu trabalho com crianças e esse é um legado para deixar para eles. O curso me levará a ter mais conhecimento, conheci pessoas aqui que já estão engajadas e eu tenho muito a aprender", afirmou Suzana. 

Para Iva Martins, assistente administrativo do Filtro Prensa, o conteúdo ampliou a sua visão sobre o tema. “Vou levar para a minha vida pessoal e para a minha área. Agora, a gente precisa replicar para as pessoas que estão ao nosso redor, trazendo consciência sobre a teoria e a necessidade de colocar em prática tudo o que aprendemos”, disse ela. 

Mais ações
Outra atividade é a Formação em Elaboração e Gestão de Projetos Socioambientais, que busca fortalecer as iniciativas de educação ambiental de Barcarena por meio do compartilhamento de metodologias e ferramentas para elaboração e execução dos caminhos possíveis para captação de recursos para projetos. Dessa forma, o programa contribui para ampliar as habilidades de gestão dessas entidades. O II ciclo do programa de Educação ambiental está programado para iniciar em abril de 2024 voltado para a área rural de Barcarena e a continuidade das formações para empregados da Hydro Alunorte e Albras.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp