21/11/2013 às 19h45min - Atualizada em 21/11/2013 às 19h45min

O que é preciso para tomar decisões na vida?

Coragem e direcionamento são as chaves para a realização dos nossos objetivos, seja no campo profissional, familiar ou afetivo

de - Cuiabá , Mato Grosso
http://www.dino.com.br/releases/o-que-e-preciso-para-tomar-decisoes-na-vida-dino8909280131

Diariamente, as pessoas tomam milhares de decisões. Sempre que se decide fazer alguma coisa, essa escolha está direcionada para algum propósito. Por exemplo, se optar por um novo emprego, está direcionado e acredita que vai obter determinados benefícios, como um bom ambiente, oportunidades de crescimento e melhor salário. Se você escolhe um companheiro ou companheira, certamente estará direcionado por acreditar que vai viver momentos de prazer e apoio mútuos. Mesmo em coisas simples, a escolha e a direção estão presentes, como escovar os dentes ou amarrar os sapatos. As direções que você escolhe podem ser de atração (escovar os dentes para mantê-los brancos) ou de afastamento (evitar cáries).

A grande dificuldade de algumas pessoas está em tomar decisões que tenham o propósito de melhorar a vida, pois muitas vezes somos destrutivos. “É comum escolhermos um caminho que não condiz com nossos objetivos, e assim criamos uma série de frustrações e angústias. Todos que buscam viver uma vida de realização precisam ter coragem de superar os próprios limites e sair da zona de conforto. Uma decisão significa uma mudança, ou seja, é um ato de coragem para quem quer fazer a diferença”, enfatiza Valdizar Andrade, especialista em comportamento organizacional e autor do livro O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino.

“Talvez ainda não estejamos familiarizados com o fato de sermos responsáveis por tudo aquilo que encontramos em nossa vida. Temos uma valiosa habilidade, a de perceber o que está faltando. Isto é muito útil para fazer as malas, encher um copo com água e para planejar. Porém, uma pessoa só nota o que falta se estiver internamente direcionada para buscar isto, ou seja, só notaremos algo que não está nos fazendo bem se decidirmos avaliar as nossas ações”, afirma o especialista.

Tomar boas decisões e alcançar objetivos exige foco e autoconhecimento. Para o autor do livro O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino, aqueles que exclusivamente se 'movem em direção a' podem tomar decisões ingênuas e potencialmente arriscadas. E os indivíduos que somente se 'movem se afastando de' podem parecer muito pessimistas ou 'paranóicos'. Boas decisões e planos geralmente envolvem combinação de ambos. Valdizar Andrade lembra que o universo interno de cada um é muito rico em experiências e emoções. “Temos vivências e experiências muito ricas, isto significa que o que quer que busquemos dentro nós, podemos encontrar, e se desejarmos algo diferente, temos a nossa capacidade de usarmos o que existe e transformar em algo novo. Nunca esqueça o poder de decisão e controle da sua vida está em você”.

Serviço
Título: O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino
Autor: Valdizar Andrade
Editora: Universidade da Inteligência
Páginas: 160
Ano: 2013
ISBN: 978-85-66897-00-5
Preço sugerido: R$ 40,00 - disponível em lojas e pelo site www.valdizarandrade.com.br

Sobre Valdizar Andrade
Valdizar Andrade é autor do livro O Poder da Decisão – Reflexões de um peregrino,mestre em Comportamento Organizacional, pós-graduado em Gestão de Pessoas, especialista em Dinâmica de Grupos, Master e Trainer em Programação Neurolinguística, The Coach Clinic e Professional & Self Coach e Hipnólogo com Certificação Internacional.
Fez o Caminho de Santiago de Compostela, participou do Programa Especial de Neurociência do Comportamento desenvolvido pela Universidade da Inteligência e é autor do livro Caminhos para o Sucesso. Em sua região, Cuiabá, atua há mais de uma década no mercado de consultoria e treinamento de pessoas, trabalhando com foco no desenvolvimento de talentos, agregando modernização, eficiência e transparência nas organizações que estão abertas aos processos de mudanças. Para conhecer mais acesse: www.valdizarandrade.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »