18/01/2024 às 09h11min - Atualizada em 18/01/2024 às 12h04min

Ciclos de alongamento e encurtamento podem melhorar desempenho, diz pesquisa da USP

O chamado treinamento pliométrico pode melhorar capacidade de salto e economia de tempo em corridas

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/ciclos-de-alongamento-e-encurtamento-podem-melhorar-desempenho-diz-pesquisa-da-usp/

O ciclo de alongamento-encurtamento é um conjunto de movimentos executados pelos músculos e tendões humanos, quando eles se alongam logo após se contraírem. Em várias modalidades esportivas, esses movimentos possuem grande importância, pois a utilização da energia elástica armazenada pela contração pode afetar o desempenho durante uma competição.

Para otimizar a potência de força dos movimentos que fazem parte desse ciclo, existem algumas estratégias, como o treinamento pliométrico. Este treinamento engloba uma série de exercícios que têm como objetivo utilizar e valorizar o ciclo alongamento-encurtamento, e pode ser útil para melhorar o desempenho esportivo em certas modalidades.

Ao investigar em que circunstâncias esta estratégia é útil, uma pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP constatou que o treinamento pliométrico pode produzir uma melhora no desempenho de salto e na economia de tempo em corridas.

Rotina de treinamentos

A pesquisa contou com a participação de 28 corredores, todos homens, que foram divididos em dois grupos. Durante oito semanas, um dos grupos acrescentou o treinamento pliométrico na rotina de treinos duas vezes por semana, enquanto o outro manteve a rotina de treinos normal.

No treinamento pliométrico, foram incluídos diversos tipos de saltos na rotina de treino dos corredores, com aumento gradual com o passar das semanas. Neste período, foram avaliados o desempenho dos atletas em saltos, a economia de tempo durante a corrida e a distribuição e percepção sobre os esforços e sentimentos durante uma corrida de 10 km.

Por meio da comparação entre os grupos, junto da comparação do desempenho dos atletas antes e depois do período de treinamento, foi observada uma melhora significativa no desempenho em saltos e na economia de corrida. Por outro lado, o treinamento não indicou mudanças na percepção de esforço ou nos sentimentos de prazer durante a corrida de 10 km.

DownloadEEFE/USP
Treino com ciclos alongamento-encurtamento pode melhorar desempenho no salto e na corrida

“Os resultados mostraram que o treino pliométrico melhorou de forma significativa o desempenho em saltos e a economia de corrida. No entanto, não houve mudanças na estratégia de prova, na percepção de esforço ou nos sentimentos de prazer durante a corrida de 10 km. Portanto, concluímos que o treinamento pliométrico é eficaz para melhorar a capacidade de salto e a economia de corrida, mas parece não afetar diretamente a maneira como os corredores distribuem seu esforço ou como se sentem durante uma corrida de 10 km”, pontua o pesquisador sobre a conclusão do estudo.

O estudo é derivado da tese de doutorado de Everton Crivoi do Carmo, defendida em 2015 sob orientação do professor Valmor Tricoli. O trabalho conquistou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015.

A tese completa, intitulada “Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km”, está disponível no Banco de Teses e Dissertações da USP e pode ser acessada por meio do link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07012015-114305/pt-br.php

O post Ciclos de alongamento e encurtamento podem melhorar desempenho, diz pesquisa da USP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp