17/01/2024 às 14h43min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h10min

Nova Lei de Igualdade Salarial: Perspectivas e Controvérsias com a Análise de Leone Pereira, Pós Doutor em Direito

Direitos Trabalhistas

FERNANDA PASCUAL MULLER
www.damasio.com.br
Damásio Educacional
Nova Lei de Igualdade Salarial: Perspectivas e Controvérsias com a Análise de Leone Pereira, Pós Doutor em Direito
A recém-aprovada Lei de Igualdade Salarial tem se tornado um ponto central de debates e expectativas na sociedade contemporânea. O objetivo principal dessa normativa é impulsionar a equidade salarial entre os gêneros, adotando medidas para erradicar a disparidade salarial com base no sexo. Nesse contexto, o especialista, Leone Pereira, pós-doutor em Direito do Trabalho e professor do Damásio Educacional, faz uma análise aprofundada dos impactos e desafios decorrentes dessa legislação.
Segundo o professor a equidade salarial ganha destaque como compromisso central da legislação, visando eliminar as discrepâncias salariais entre homens e mulheres, resultando em um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.
A imposição às empresas de monitorar e relatar regularmente as diferenças salariais entre seus colaboradores cria um ambiente de transparência, incentivando organizações a adotarem práticas salariais mais equitativas. A promoção da diversidade é destacada como um avanço significativo, contribuindo para a construção de equipes mais inclusivas e representativas no ambiente de trabalho.
Ainda de acordo com o especialista empresas expressam preocupações com o aumento da burocracia e custos administrativos resultantes da necessidade de monitorar e relatar regularmente as diferenças salariais, potencialmente afetando a eficiência operacional.
A determinação da equidade salarial é apontada como complexa, especialmente quando há variações nas responsabilidades e experiências profissionais, apresentando desafios na comparação justa entre diferentes cargos e funções.
Quando se trata de possíveis impactos negativos no mercado de trabalho há uma necessidade de buscar um equilíbrio entre a promoção da igualdade salarial e a minimização de impactos adversos no mercado de trabalho. “É preciso estar atento às adaptações na legislação para garantir que a empresa alcance seus objetivos sem prejudicar a dinâmica econômica. Conforme a sociedade se adapta à nova realidade proposta por essa legislação, o diálogo entre os setores interessados é cada vez mais, o que gera uma busca por soluções que beneficiem a todos os envolvidos e promovem um ambiente de trabalho mais equitativo”.

Leone, ressalta, ainda que “o ordenamento trabalhista brasileiro já contemplava mecanismos de promoção da igualdade salarial entre mulheres e homens. Com o advento da Nova Lei de Igualdade Salarial, a prerrogativa ficou ainda mais clara, o que proporcionará um embasamento mais jurídico mais substancial para que nos âmbitos administrativo e judicial as mulheres tenham tratamento jurídico mais digno e igualitário, notadamente no aspecto salarial, tão sensível e relevante”.

Sobre Leone Pereira: é pós-doutor em Direito do Trabalho e professor do Damásio Educacional, possuindo uma vasta experiência em questões jurídicas relacionadas ao mundo do trabalho, incluindo legislação trabalhista, relações sindicais e igualdade de gênero.


Fernanda Pascual Müller
Comunicação e Assessoria de Imprensa
 C 11989629509 | E [email protected]
 Rua da Glória, 195
 São Paulo – SP - CEP 01510-001

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp