17/01/2024 às 14h51min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h06min

Mover impulsiona intercâmbio em desafio à estatística: apenas 6% das advogadas no Brasil são negras

Angola é palco do encontro internacional da Black Sisters in Law para promoção da diversidade no campo jurídico

Brenda Martins
Rotina Mídia
O Mover (Movimento pela Equidade Racial) reafirma seu compromisso com o futuro de profissionais negros ao apoiar o I Encontro Internacional Black Sisters in Law, que aconteceu em Angola, na última semana. Este intercâmbio jurídico e cultural reúne advogadas negras e personalidades renomadas  com o objetivo de fortalecer laços, promover a diversidade e impactar o futuro da advocacia.

De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), considerando entradas nos últimos dez anos, apenas 6,02% são mulheres negras. Neste sentido, o encontro não se limita ao compartilhamento de experiências, mas também busca fortalecer a influência global das advogadas negras.

“O Brasil, apesar de ter a maior proporção de advogados por habitante, ainda enfrenta disparidades e essa é uma das frentes de atuação do Mover: impulsionar carreiras negras para um mercado representativo, seja em negócios renomados ou em empreendimentos próprios”, comenta Natália Paiva, diretora-executiva do Movimento.

Segundo Dione Assis, fundadora da Black Sisters in Law, ao catalisar mudanças positivas nas dinâmicas sociais e profissionais, futuras gerações serão inspiradas, e afirma: “Há uma influência social significativa ao fortalecer essa rede de profissionais afrodescendentes na área jurídica. Diante disso, foi fundamental o apoio do Mover, que garantiu a participação de grande parte das profissionais que estarão nesse encontro”.

Entre elas, Ana Paula Lima, responsável pelas áreas Jurídica e Financeira do Mover, que destaca o potencial impacto na disparidade existente: “Por conta do racismo estrutural, as profissionais como nós ainda não estão em evidência, influenciando com suas capacidades e experiências. O que vamos obter aqui por meio de trocas e conexões tem muito valor para mudar as estatísticas”, afirma.

Na programação de atividades, destacaram-se especialistas, como a Dra. Ana Celeste, Secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos de Angola; e líderes jurídicos, como Dr. Sebastião Teixeira Vinte e Cinco, provável candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp