17/01/2024 às 16h45min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h06min

Educação de adultos e cursos profissionalizantes crescem no Brasil

Com as mudanças rápidas no mercado de trabalho a educação é uma ferramenta essencial para o sucesso profissional

Kaísa Christina Romagnoli
Divulgação
Nos últimos anos, temos presenciado um fenômeno na educação brasileira: um crescimento significativo no número de adultos que decidem retornar aos estudos. De acordo com dados do Censo Escolar de 2023, as matrículas na Educação para Jovens e Adultos (EJA) apresentaram um aumento de 24%, passando de 728.429 alunos em 2012 para 900.222 alunos em 2023. Tal crescimento evidencia uma mudança significativa na percepção e no interesse pela educação e pelo aperfeiçoamento profissional em nosso país.

Essa tendência não se limita apenas ao ensino regular. Os cursos profissionalizantes estão cada vez mais populares, oferecendo oportunidades de atualização de conhecimentos e novos horizontes profissionais. Segundo uma pesquisa realizada pelo Senai em 2023, houve um aumento de 2% nas matrículas de alunos com mais de 50 anos nesse segmento, totalizando 66.431 inscrições.

Destaca-se especialmente o crescimento do setor gastronômico. Nos últimos cinco anos, a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) registrou um aumento de 10% no mercado. Essa expansão também se reflete na educação, com um crescimento de aproximadamente 60% na demanda por cursos na área. Um exemplo de sucesso nesse campo é o Instituto Gourmet Brasil, uma rede nacional de franquias especializada em cursos profissionalizantes de gastronomia.

Com nove anos de experiência, a rede oferece uma variedade de cursos com diferentes durações, horários flexíveis e uma ênfase forte na prática e interação entre os alunos. Desde sua criação, a rede expandiu consideravelmente e conta agora com mais de 135 unidades em todo o país, transformando mais de 100 mil vidas.

Educação em Tecnologia é vital
Outra área em crescimento é a tecnologia, impulsionada pelo avanço da Inteligência Artificial (IA). À medida que adentramos uma nova era de transformação tecnológica, o Relatório do Estado da Produção Inteligente, divulgado pela Rockwell Automation, revela que 89% dos fabricantes automotivos têm planos de manter ou aumentar seu quadro de funcionários devido à adoção tecnológica. Adicionalmente, 36% dos executivos apostam na requalificação de seus colaboradores para assumirem novas funções.

Nesse cenário, cursos voltados ao mercado de tecnologia têm desempenhado um papel de extrema importância. Pioneira em seu setor de atuação, a rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

O crescimento das inscrições de adultos e idosos em cursos profissionalizantes e de educação continuada demonstra um panorama em que o constante aprendizado se torna cada vez mais essencial. Diante das rápidas transformações no mercado de trabalho a educação mantém-se como uma ferramenta fundamental para a adaptação e obtenção de sucesso na carreira.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp