17/01/2024 às 10h51min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h02min

Exposição no Santo Mercado conta a história e celebra o aniversário de Santo Amaro

Subprefeita Thamyris Nagell e vereadores prestigiaram lançamento nesta segunda-feira, quando o bairro comemorou 472 anos

Assessoria de Imprensa
Márcia Lima
Até o próximo dia 30 de janeiro, quem visitar o Santo Mercado, tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann -, na zona sul de São Paulo, poderá conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a história e a evolução do bairro de Santo Amaro, um dos mais importantes da capital.

Em parceria com o Centro de Tradições de Santo Amaro (CETRASA), o Santo Mercado sedia uma exposição especial para que o público conheça a linha do tempo de Santo Amaro. O lançamento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, em comemoração aos 472 anos de Santo Amaro.

A subprefeita de Santo Amaro, Thamyris Nagell, prestigiou o lançamento da exposição. “Para o ano de 2024, celebrando 472 anos de Santo Amaro, ter disponíveis as imagens captadas por lentes e pessoas em suas épocas, organizadas na cronologia que se mistura com o desenvolvimento e as famílias santamarenses, torna-se um convite especial e completo. Celebrando Santo Amaro, visitando o local que faz parte da formação da região que é o Santo Mercado e contemplar a linha do tempo das imagens do acervo do CETRASA. Parabéns a todos”, diz a subprefeita. O lançamento também contou com a presença dos vereadores Janaína Lima e Marcelo Messias.

A ação faz um mergulho na rica história do bairro. Trata-se do povoado mais antigo da região, com trajetória iniciada no início do século XVI. Conta a história que João Paes e Suzana Rodrigues roçavam as terras recebidas em sesmarias e eram devotos de Santo Amaro. Por isso, doaram a imagem do santo ao beato José de Anchieta para integrar a capela local.

Santo Amaro elevou-se a povoado e, depois, freguesia. No Império, se emancipou e virou município – depois, voltou a ser bairro. O Santo Mercado tem orgulho de integrar esta história. Em 23 de maio de 1897, foi inaugurado o primeiro prédio do empreendimento, com direito a imagens que integram a exposição em dois momentos – a fundação e a reinauguração do atual prédio em dezembro de 2022, que marcou a retomada das atividades.

“A história do Santo Mercado se confunde com a própria história de Santo Amaro e, por isto, merece ser lembrada! A ideia de criar a exposição é permitir que muitos frequentadores do mercado possam relembrar a nossa rica história, que as novas gerações tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais deste bairro que, um dia, foi cidade”, lembra o advogado Dr. José Carlos Bruno, presidente do Cetrasa.

Além disso, existe a afetividade, especialmente pelo fato de que Alfredo Bruno, pai do Dr. José Carlos, foi o último administrador do ‘velho Mercado’, hoje Casa de Cultura, e o primeiro do “novo Mercado”, que pegou fogo e ressurgiu como Santo Mercado. “A exposição com a linha do tempo se traduz em um misto de história e de afetividade. Essas ações são importantes para que as futuras gerações possam conhecer efetivamente os locais em que vivem e assim respeitá-los”, completou José que, aos 84 anos, é o único vivo dos fundadores da entidade, que é a mantenedora do Museu de Santo Amaro.

A exposição pode ser visitada no piso térreo do Santo Mercado.

SERVIÇO:
Exposição “Santo Amaro e Sua História”
Até 30 de janeiro, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingo e feriado, das 7h às 18h
Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 – Santo Amaro – São Paulo (SP) | Entrada franca.

O Santo Mercado
Inaugurado em 1897 e, desde 1961 no mesmo local, o Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann - foi acometido por um incêndio que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, em 25 de setembro de 2017. Em dezembro de 2022 - sob a gestão do Consórcio Fênix - foi reinaugurado com tamanho quatro vezes maior que antes e um novo conceito: inspirado nos grandes mercados europeus. Carinhosamente apelidado de Santo Mercado e atualmente administrado pela WE9, conta com 11.500 m² de área total, distribuídos em três pisos, com 120 boxes e 37 quiosques. 

Facebook: santomercadosp
Instagram: @santomercadosp
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp