17/01/2024 às 10h04min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h00min

Na contramão do setor, marca de azeites Filippo Berio tem maior desempenho no Brasil e cresce 70% em 2023, comparado ao ano anterior

País é o quarto maior mercado mundial do alimento, segundo Conselho Oleícola Internacional

assessoria São Cristóvão Saúde
sim
De acordo com dados recentes do Conselho Oleícola Internacional (COI), o Brasil é o quarto mercado mundial de azeites. Este ano, a categoria cresceu apenas 2,7%, de acordo com levantamento da NIELSENIQ 2023 e os preços nunca estiveram tão altos. Porém, na contramão de tudo isso, marcas estrangeiras estão conseguindo se consolidar no país. 

Por exemplo, a marca de azeites Filippo Berio, de origem italiana, que possui faturamento anual de R$ 2,73 bilhões, está desde 2020 no Brasil e já tem o maior o desempenho aqui no país, registrando um crescimento de 115%. Apenas em 2023, a companhia vendeu 2,5 milhões de litros de azeite e, entre janeiro e outubro, a quantidade de produtos vendidos cresceu 70%. Há dois anos, a marca tinha distribuição em 27% no varejo do Brasil e, atualmente, está presente em metade dos varejistas brasileiros. 

“A Filippo Berio é líder absoluta no Reino Unido, com mais de 25% do mercado de azeites, e desfruta de uma posição de destaque nos Estados Unidos, Rússia e Suíça. Agora, estamos comprometidos com os consumidores do Brasil, o quarto maior mercado mundial de azeite, com um potencial incomparável para se tornar a escolha preferida dos amantes da gastronomia e da saúde”, destaca o Diretor Comercial da Filippo Berio na América do Sul, Leonardo Johnson Scandola. 
 
Mercado nacional
O azeite de oliva extra virgem é um produto com um grande potencial de consumo no Brasil. A renomada marca italiana de azeites Filippo Berio carrega consigo uma experiência italiana que, desde 2020, ganha espaço e conquista corações e paladares brasileiros. Sua qualidade remonta a 1867, quando seu fundador, Filippo Berio, começou a prensar azeitonas em sua pequena fábrica, na Toscana.  

Desde a abertura de seu escritório, em São Paulo, a Filippo Berio cresceu 115% em volume de vendas, apesar da pandemia. Desse modo, em apenas 3 anos, a empresa mais que dobrou seus resultados. “Esse crescimento notável é um testemunho do amor dos brasileiros pela tradição e qualidade da cozinha italiana, à medida que os consumidores descobrem a autenticidade e o sabor inigualável de nossos azeites premium”, complementa Leonardo Scandola. Com essa ascensão, a marca está consolidando seu lugar como a escolha preferida dos amantes da boa comida e da culinária italiana no Brasil.  

Hoje, a marca de azeite oficial do Masterchef Itália é a embaixadora do sabor italiano em todo o mundo e, pelo terceiro ano consecutivo, subiu ao pódio em concurso organizado pela Brazil iOOC - International Olive Oil Competition, recebendo medalha de prata pelo azeite “Filippo Berio Riserva Oro”. 

O Grupo SALOV, detentor da marca Filippo Berio, é a maior indústria de azeite da Itália. Em 2022, registrou uma produção de aproximadamente 120 milhões de litros, com um faturamento de R$ 2,73 bilhões. Com a mesma identidade visual na garrafa e no rótulo, a marca de azeites está presente em 75 países. Referência global, leva adiante o legado e a assinatura do próprio fundador, Filippo Berio, que criou a marca há mais de 150 anos, trajetória inigualável dentro do mercado brasileiro, sendo também a primeira marca de azeite registrada na história nos Estados Unidos, em 1896. 

Benefícios do azeite para a saúde 
A gastronomia nacional considera o azeite de oliva como um produto complementar. Sendo assim, um dos principais objetivos da Filippo Berio é desmistificar tabus: “O azeite é mais do que um ingrediente culinário; é uma tradição que atravessa fronteiras. Temos plena consciência de que o mercado brasileiro abriga consumidores que valorizam a tradição e a qualidade acima de tudo”, enfatiza Scandola. Hoje, a empresa mantém essas tradições vivas, oferecendo uma linha de azeites premium que são a escolha de chefs renomados e amantes da boa comida em todo o mundo.  

A líder italiana se compromete a educar os consumidores brasileiros sobre como escolher e incorporar azeite de qualidade em sua dieta diária, disseminando os benefícios do azeite de oliva. Afinal, não se trata apenas de saúde, mas também de uma experiência gastronômica incomparável, ligada à qualidade e ao sabor autêntico. A marca oferece um portfólio com ampla variedade de produtos para diversas ocasiões e necessidades culinárias: desde os azeites Extra Virgem, Seleção Especial, Intenso, Toscano, Trufado, Tipo Único e Riserva Oro, até molhos de tomate, pestos e vinagres. 

Para aqueles que buscam o azeite perfeito para o cotidiano ou para uma ocasião especial, a Filippo Berio garante uma cuidadosa seleção de produtos e oferece vantagem quando o assunto é custo/benefício. Em 2024, a expectativa da marca é aumentar a presença nos varejistas das regiões Sul e Nordeste: “Cada garrafa de azeite Filippo Berio é uma promessa de autenticidade. Estamos felizes e muito otimistas com a chegada da Filippo Berio ao Brasil e prontos para conquistar o coração dos brasileiros que valorizam a excelência culinária e a autenticidade de um azeite de oliva premium”, finaliza o Diretor Comercial da Filippo Berio na América do Sul.  

Sobre a Filippo Berio Brasil
Há mais de 150 anos, a Filippo Berio leva os sabores e benefícios do azeite de oliva para consumidores do mundo inteiro. Uma das principais representantes do mercado global de azeite, a marca italiana está presente em mais de 70 países e é reconhecida por sua qualidade e excelência, com fabricação pelo Grupo SALOV.
Criada em 2020, a filial brasileira expande o alcance da marca e reafirma o seu compromisso com a tradição italiana, oferecendo um portfólio com ampla variedade de produtos para diversas ocasiões e necessidades culinárias: desde os azeites Extra Virgem, Seleção Especial, Intenso, Toscano, Trufado, Tipo Único e Riserva Oro, até molhos de tomate, pestos e vinagres. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp