16/01/2024 às 09h27min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h08min

Desenhando o planejamento financeiro para empresas de tecnologia em 2024: uma análise do cenário econômico projetado

Shay Chor é CFO na Zenvia

Ana Gomes
Zenvia

À medida que nos aproximamos de 2024, líderes financeiros de empresas de tecnologia enfrentam um cenário complexo e dinâmico, o que exige uma abordagem estratégica e inovadora para o planejamento. Ao desenhar estratégias para o próximo ano, as áreas envolvidas devem examinar de perto as tendências e desafios emergentes. Para um futuro próximo, a IA deve receber uma atenção especial nos investimentos. Contudo, como diferenciar as tecnologias em ascensão, que merecem um olhar atento, daquelas que são tendências passageiras?

 O contexto econômico dos investimentos

Devido à oscilação do mercado, especialmente nas ações de empresas de tecnologia, e às incertezas macroeconômicas, presenciamos, ao longo de 2023, uma atuação mais comedida de investidores, que optaram por companhias maiores, mais líquidas e que são líderes em seus segmentos. Outra característica foi a busca por empresas que já apresentam rentabilidade no curto prazo e não apenas a promessa de resultados futuros. Isso levou investidores a focarem em setores que tiveram consolidação, que viram queda na concorrência desde a pandemia e que puderam, com a retomada da economia, ganhar market share.

 Para 2024, a previsão verificada no Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos, é de que a taxa básica da economia (Selic) seja reduzida para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de que a Selic fique em 8,5% ao ano para os dois anos.

 A redução prevista da taxa Selic diminui o custo de captação de recursos, o que deve encorajar o crescimento de investimentos no país. Outra consequência esperada é a migração de investimentos em renda fixa para investimentos em ações. Finalmente, a queda do custo do dinheiro tende a beneficiar mais empresas que têm alto crescimento futuro, como as de tecnologia, que dependem mais de acesso à capital e financiamento.

Embora a queda da taxa Selic possa criar um ambiente mais favorável para investimentos, a resposta dos investidores depende de outros elementos, como fatores macroeconômicos, peculiaridades do setor e, por fim, especificidades da empresa em questão. Portanto, é possível esperar que investidores, bancos e outros provedores de capital continuem a apresentar uma abordagem mais seletiva e estratégica.

 O impacto disso para os executivos de finanças é que os processos de captação de recursos serão mais lentos, complexos e exigentes. Além disso, investidores buscarão empresas que possuem histórico de entrega de resultados, capacidade de inovação e estratégias inovadoras. Os profissionais do setor financeiro que conseguirem implementar uma abordagem adaptativa e navegar por essas águas turbulentas serão os arquitetos de um futuro financeiro sólido e resiliente para o ecossistema.

 Tendências promissoras

Enquanto nos aproximamos de 2024, tendências de negócios se desenham com oportunidades promissoras. Blockchain, criptomoedas, metaverso, realidade virtual, inteligência artificial e segurança cibernética emergem como áreas-chave. Essas tendências indicam um futuro digital, onde a inovação é a moeda de troca, e a adaptação constante é crucial.

 O caminho à frente exige uma abordagem equilibrada e estratégica. O sucesso não depende apenas da identificação de mercados promissores, mas também da inovação, execução e compreensão profunda das necessidades do consumidor. Ao desenhar estratégias financeiras para 2024, o comprometimento com a visão de prosperar em um cenário complexo, construindo um futuro sustentável para a empresa e contribuindo para o progresso tecnológico global, é imprescindível.

 CFOs e CTOs devem trabalhar em sintonia para convergir interesses e chegar a um objetivo em comum. Em um mundo onde o capital é mais escasso, achar o equilíbrio entre investimentos de longo prazo sem abrir mão de buscar impacto financeiro no curto prazo se torna um dos principais desafios. O processo decisório rápido e a atenção imediata ao surgimento de novas tecnologias, bem como conhecer a concorrência e buscar estar na vanguarda das soluções, são fatores decisivos para usar os recursos da melhor forma possível.

Diante do panorama apresentado, a reflexão central destaca a necessidade de equilibrar receitas imediatas e preparação financeira para o futuro. Em um contexto em que a inovação é essencial, os líderes financeiros devem identificar tendências promissoras e adaptar-se rapidamente às mudanças — a capacidade de tomar decisões rápidas diante das rápidas mudanças tecnológicas será crucial. O desafio é construir ativamente um caminho sustentável para o progresso tecnológico.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp