16/01/2024 às 10h44min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h08min

Portal de Compras Públicas é a primeira plataforma de licitações a receber 3 selos ISO

Com reconhecimento internacional, certificação é válida em mais de 50 países

PinePR
Freepik/Divulgação
 

O Portal de Compras Públicas, govtech que conecta a iniciativa privada com as necessidades de compras dos entes públicos por meio de um marketplace de licitações, recebeu três selos ISO neste ano. As certificações obtidas foram: ISO/IEC 9001:20015, relativa ao sistema de gestão de qualidade, ISO 20000-1:2018, de serviços, e ISO 27001:2013, referente ao sistema de segurança da informação. 

Com os selos, a govtech foi pioneira mais uma vez ao tornar-se a primeira plataforma de compras públicas com os três reconhecimentos. “Neste ano, nos dedicamos ainda mais para alcançar essas certificações. Fizemos um trabalho árduo e contínuo em busca de melhorias para a plataforma”, afirma Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas.

Para a avaliação da ISO 9001:2015, os requisitos avaliados foram foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento. Já na ISO 20000-1:2018, os pontos foram: gestão de mudança, de capacidade, de Ativos, de disponibilidade e continuidade dos serviços, de relacionamento com o negócio, de fornecedores, de níveis de serviços, de incidentes de segurança da informação e aspectos de segurança da informação da continuidade do negócio. 

Por fim, na ISO 27001:2013, foram avaliados: controle de Acesso e hierarquia de Perfis nos ambientes de desenvolvimento e na infraestrutura interna, criptografia, segurança física e do ambiente de tecnologia, definições de Segurança de informação nas operações dos fluxos e etapas de desenvolvimento de produtos; segurança da informação nas comunicações com terceiros; e regras de Segurança de Informação aplicadas aos ambientes de Desenvolvimento e Homologação.

As normas ISO são reconhecidas internacionalmente e válidas em mais de 50 países, o que reforça a necessidade e a importância do olhar para essas diferenciações frente ao mercado. “Isso é o resultado do nosso comprometimento em entregar um serviço de qualidade, fazendo uma gestão ativa no Plano de Continuidade do Negócio, garantindo os aspectos de Segurança da Informação, culminando com a implementação de Boas Práticas em nosso Sistema de Gestão Integrado, incluindo políticas, indicadores KPIs e monitoramento, pensando sempre em transformar e tornar simples o processo de Compras Públicas”, finaliza Ladeira.


 

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