16/01/2024 às 13h40min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h02min

Equipe multidisciplinar é diferencial de novo programa de obstetrícia do Círculo Saúde

Objetivo é oferecer cuidado completo e integral à mãe e ao bebê

Natália Silva
https://circulosaude.com.br/
Divulgação Círculo Saúde

Inédito na região, o Círculo Saúde disponibilizará a partir do dia 18 de janeiro um programa de obstetrícia que oferece cuidado integral para acompanhamento pré-natal e puerpério por meio do Centro Obstétrico da instituição. O projeto tem como principal diferencial o atendimento, no qual as pacientes e seus bebês contarão com uma equipe multidisciplinar composta por médicos obstetra e pediatra, enfermeiro obstetra, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. Inicialmente, o programa funcionará junto à estrutura da Clínica 360 do Círculo, em Caxias do Sul (RS).

 

De acordo com a coordenadora da área Materno-Infantil, Tatiane Bazi Ribeiro, o principal objetivo está na valorização da mulher enquanto protagonista da sua gestação e do parto, buscando melhorar a experiência com o nascimento e melhorar a saúde dos pacientes, prevenindo eventos adversos. “Esse serviço atenderá e preparará a mulher e seu parceiro para o recebimento de um novo membro da família, com intuito de fortalecer o elo entre o pré-natal e a equipe multidisciplinar, que atuará com importante fonte de orientação e apoio para com os tipos de parto e sobre os desejos da pessoa gestante para este momento especial. O parto é um evento transformador na vida de quem gesta um bebê, e devido a isso prezaremos por conceder todas as informações corretas, desde o início da gestação, durante o parto e nascimento, e no puerpério e puericultura”, aponta a coordenadora.

 

Entre os serviços disponíveis, a equipe multidisciplinar irá realizar o pré-natal, com o dever de orientar e auxiliar a gestante nesse processo, compartilhando a responsabilidade sobre o assunto e ajudando-a na tomada de decisão, priorizando sempre sua saúde e a do bebê. Ainda, as consultas serão uma grande oportunidade de ouvir a gestante, seu parceiro e sua família, esclarecendo dúvidas e estimulando os cuidados com sua saúde e qualidade de vida, passando informações científicas adequadas quanto ao tipo de parto, orientando o “plano de parto” e, principalmente, fazendo uma preparação física e emocional adequada, prezando por um atendimento humanizado e diferenciado. “É durante o seguimento mensal de pré-natal que será criado, progressivamente, o vínculo entre profissionais de saúde e beneficiários, baseado na confiança, segurança, conhecimento e atenção, com o propósito de obter os melhores resultados durante a gravidez e no parto, além do maior sucesso e satisfação em todo o processo de nascimento”, afirma Tatiane. 

 

Outro destaque fica para o atendimento ao puerpério tardio, que contabiliza entre o 11° e o 42° dia do pós-parto, onde o corpo feminino ainda está sofrendo alterações. Para tanto, é oferecido acompanhamento relacionado ao baby blues (também conhecido como tristeza materna) e à depressão pós-parto, como também informações referentes à contracepção e planejamento familiar, volta ao trabalho, realização de atividades físicas, nutrição e emagrecimento e ao retorno às atividades sexuais, entre outros tópicos.

 

No decorrer da implantação do projeto, é aguardada uma redução significativa na realização de cesarianas e na taxa de internação na UTI Neonatal, resultados de boas práticas que permitem aprimorar a qualidade da assistência obstétrica oferecida aos pacientes, com ainda mais cuidado e segurança. “O excesso de cesarianas sem indicação clínica é um problema por diferentes motivos, em especial pelos riscos desnecessários à saúde da gestante e de bebês. Quando realizada de forma abusiva, sem indicação precisa, a cesariana se volta contra os objetivos para os quais foi concebida, acarretando um aumento em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplicando o risco de morte da mãe”, afirma.

 

Proporcionar conhecimento e empoderamento da mulher acerca de gestação, parto e nascimento é essencial para que o atendimento seja eficaz e garanta a assistência segura à ela e às pessoas que fazem parte de sua rede de apoio. “Esse acompanhamento vai muito além do desenvolvimento do bebê, passando pela saúde da mãe, pela criação de laços e pelo planejamento para receber o novo membro da família. É um serviço amplo e inovador do Círculo Saúde, onde a forma de nascer prezará muito pelo olhar humanizado. Toda vivência será única e a equipe atuará de forma a estabelecer momentos que fortalecerão laços e vínculos de amor, segurança e qualidade”, ressalta a coordenadora.

 

A Clínica 360 fica localizada na Rua Sinimbu, 2.019, no Centro de Caxias do Sul, junto à Sede Administrativa do Círculo Saúde. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações pelo telefone 0800 641 1234 ou pelo WhatsApp (54) 9 9916.1416.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp