15/01/2024 às 15h20min - Atualizada em 15/01/2024 às 20h08min

IA na gestão: entenda como a ferramenta tem sido utilizada nos ERPs

Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK,  aponta que a interpretação de informações  pela IA para otimizar a tomada de decisão nas empresas

Assessoria
wk.com.br
Imagem Freepik

A Inteligência Artificial tem revolucionado a experiência dos usuários de sistemas, transformando a maneira como as pessoas  interagem com esses  softwares . Um exemplo é o ChatGPT, que está em constante liberação de novidades como a nova plataforma da OpenAI, onde é possível que qualquer pessoa  crie seu próprio GTPs. A novidade, dentre as inúmeras possibilidades de uso, pode ser utilizada como uma estratégia no relacionamento B2B. No segmento de gestão, os ERPs podem ser “turbinados” com a nova solução. Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK, empresa referência no desenvolvimento de sistema de gestão integrado, aponta que a possibilidade proporcionada pela OpenAI está alinhada às tendências de futuro dessa tecnologia, a chamada 4ª Geração de ERPs. 
 

“Um estudo da Gartner aponta que os sistemas de automatização das atividades operacionais estão chegando à 4ª Geração, o ERP Composable. Essa quarta era do ERP traz como característica a promoção do protagonismo do usuário pautado em alguns pilares, dentre eles ser data-centric e AI-driven. O WK Radar, por exemplo, é um ERP com grande capacidade de mineração e leitura de dados otimizada, gerando informação em tempo real, na sua maioria. Desta forma,  é possível dar um próximo passo na evolução para a 4ª geração de ERP, dessa vez trazendo ao usuário a interpretação da informação pela IA”, revela. 

 

Na prática 

A Mik, a assistente virtual dentro do WK Radar, ERP da WK, foi desenvolvida alinhada às novidades voltadas para a inteligência corporativa,  lançada em dezembro de 2023. Ela vai analisar conjuntos de dados que são utilizados para gerar informações dentro do sistema e, vai devolver insights aos usuários. Ou seja, vai interpretar os dados, auxiliando na tomada de decisão baseada em informação. A assistente virtual é capaz de dar sugestões sobre indicadores financeiros, orçamentos, pedidos ou até da situação de contratos. Entre muitos outros insights gerados para os mais diversos tipos de negócios e de acordo com a base de dados do cliente.

 

“Neste momento também a Mik já está ajudando alguns clientes com aquelas dúvidas do dia a dia quanto ao melhor aproveitamento das soluções WK. E o que é melhor: 24 horas por dia, 7 dias por semana, como um autoatendimento dentro do ERP.  O usuário poderá perguntar como faz para realizar  ou acessar determinado serviço e a Mik responderá a partir de consulta na base de dados da WK, sem a necessidade do cliente abrir outros links ou chamados”, esclarece o executivo da empresa.

Numa segunda fase da inteligência corporativa, prevista para ser entregue em 2024, a Mik se tornará também um agente personalizado para cada área de negócio. “O cliente vai parametrizar por meio de relatórios as fontes de inteligência desse agente. Como, por exemplo, a Mik especialista de Finanças, que terá sua fonte personalizada em informações como contas a pagar, a receber, fluxo de caixa, controle de impostos, gestão de risco e demandas financeiras. Tudo isso poderá ser parametrizado no relatório de integração da assistente virtual e o WK Radar, gerado por mineração de dados”, explica Marcio Tomelin. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp