12/01/2024 às 10h34min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h09min

Especialista dá dicas para manter a casa segura no período de férias

Tecnologia de reconhecimento facial e biometria são aliadas na segurança, especialmente em condomínios

Marcinha
Freepik
O período de férias, quando milhares de pessoas se deslocam para visitar parentes ou aproveitar um tempo de lazer, exige alguns cuidados para garantir a segurança tanto da moradia que fica vazia quanto do imóvel ocupado temporariamente na praia ou em qualquer outro destino de descanso. A tecnologia e a atenção a alguns cuidados básicos podem ajudar a prevenir roubos e furtos.

Gerente do Segmento de Segurança, Portaria Remota e Controle de Acesso da Orsegups, Tiago Guimarães Carvalho diz que é fundamental garantir o adequado controle de acesso ao imóvel. 

Opção que ganha espaço é o reconhecimento facial ou por biometria em portarias. “Com uso de aplicativos, hoje quem aluga um apartamento pode cadastrar os inquilinos e determinar por quanto tempo eles terão a entrada liberada ao imóvel. O acesso é individualizado e controlado, o que é importante principalmente quando há muitas locações de curto prazo e grande rotatividade de pessoas em um condomínio. A tecnologia possibilita ainda a rastreabilidade de informações”.

O funcionamento do sistema é simples. O inquilino pré-autorizado pelo proprietário recebe um link para cadastrar o seu rosto e também para usar o QR Code de acesso ao imóvel. O tempo de validade do acesso é definido pelo proprietário.
Mas há outros pontos que merecem atenção de proprietários e síndicos para garantir a segurança dos imóveis, como diz Tiago Carvalho. A seguir, ele dá oito dicas importantes:


Recomende a todos que conheçam as regras do condomínio: Moradores e inquilinos devem ter ciência sobre as regras básicas de segurança do condomínio. Materiais devem trazer informações sobre como proceder durante a entrada e saída do condomínio e as formas de autorização de acesso para visitantes e prestadores de serviços.


Avise o síndico que vai viajar: O síndico deve saber que o apartamento ficará desocupado por um determinado período. Assim, qualquer movimentação estranha chamará a atenção da equipe do condomínio. O síndico deve intensificar a troca de informações com os moradores, funcionários do condomínio e empresa de segurança e o morador deve manter seu cadastro atualizado para facilitar contatos em caso de necessidade.

Proteja seu patrimônio: Sistemas de alarme e câmeras são essenciais para garantir que o ambiente seja monitorado. Tiago Carvalho diz que hoje sistemas como o da Orsegups incluem até controle de perímetro por vídeo analítico, o que aumenta ainda mais a segurança nas áreas de acesso. Como prevenção extra - e simples - é importante deixar o ambiente externo iluminado apenas no período noturno.

Fique atento ao acesso de pedestres: sempre que o morador for acessar o condomínio, ele deve verificar se não há pessoas estranhas entrando na sua “carona” (se aproveitando) pela portaria. Se isso ocorrer e ele não reconhecer a pessoa, deve orientar que se identifique na portaria e aguarde a posterior liberação do acesso pela portaria;


Atenção ao acesso de veículos: um momento de  risco é quando o morador acessa o condomínio de carro. “Após entrar no condomínio com o veículo, é fundamental esperar o portão fechar 100%, tendo a certeza de que nenhum intruso aproveitou a oportunidade e acessou o condomínio ‘de carona’ e sem a devida autorização”;

Festas e eventos com visitantes: comunicar a portaria sobre a realização de eventos em ambientes do condomínio trás comodidade ao morador, aos visitantes e garante a segurança de todos. “É recomendável que a lista dos convidados seja entregue antecipadamente na portaria e que somente as pessoas listadas possam entrar no condomínio”. A mesma orientação se estende para um visitante, que precise acessar o condomínio enquanto o morador estiver viajando.

Correta gestão das TAGs de acesso: sempre que precisar fornecer a TAG de acesso a um prestador de serviço ou um visitante, registrar este fornecimento junto ao síndico ou o gestor condominial. “A TAG é uma chave que abre portas e se for extraviada pode possibilitar o acesso de pessoas não autorizadas a áreas comuns do condomínio e até mesmo à casa ou apartamento do morador. Portanto, é um item importantíssimo de ser controlado para garantir a segurança de todos”. Em caso de extravio, a comunicação imediata ao síndico e o bloqueio dela no sistema é essencial.

Em porta fechada não entra intruso: trancar a residência – com chaves, fechaduras eletrônicas ou outros dispositivos – continua sendo importantíssimo mesmo morando em condomínio. Isso vale para colocar cadeado na bicicleta, mesmo que ela esteja dentro do bicicletário.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp