12/01/2024 às 10h54min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h09min

IA ampliando o monitoramento inteligente na segurança pública

O relatório analítico de IA fornecido pela Plataforma Argos, da Um Telecom, pode ser configurado de acordo com a necessidade do cliente

Celso Calheiros
livre publicação
O uso de câmeras para monitoramento e a necessidade de inteligência na segurança pública são consensos. Se considerarmos a tecnologia disponível, são exponenciais os ganhos com videomonitoramento aliado à inteligência artificial (IA).

A Plataforma Argos é uma solução já comercializada no mercado pela PanOps, startup do ecossistema da Um Telecom, empresa de infraestrutura de serviços digitais. A IA reconhece imagens e produz relatórios analíticos e ajusta-se a qualquer sistema que utiliza imagens, desde um circuito fechado de mercado até por satélite. A plataforma pode interagir com as câmeras na rua ou com as imagens captadas por drone, a partir de conexão com a internet.

O relatório analítico pode ser configurado de acordo com a necessidade do cliente. A solução Argos conectada ao videomonitoramento do trânsito é capaz de rastrear a placa dos veículos, por exemplo. Ao receber o alerta de busca de uma licença específica, o sistema rastreia as ruas e os horários nos quais o veículo com aquela placa percorreu, além da localização geofísica da última câmera que o identificou.

A Argos também é capaz de reconhecer pessoas, faixa etária, gênero e etnia. Pode identificar se determinada pessoa está repetidas vezes fazendo o mesmo percurso ou se, em algum momento, altera o trajeto que sempre realiza.

“Por meio do videomonitoramento automatizado, os profissionais de segurança têm o resultado do seu trabalho muito mais preciso e detalhado. A Argos pode identificar um rosto dentro da multidão, pode monitorar grandes volumes de imagens com muita quantidade de pessoas, como em um dia de praia, dentro de um estádio de futebol ou entre os frequentadores de uma feira pública, por exemplo”, esclarece João Lima, CEO da PanOps.

Por fazer uso de IA, a Plataforma Argos pode ser adaptada às necessidades específicas do cliente. Ela tem o uso eficiente e comprovado no comércio, mostrando o percurso dos clientes e identificando, sem ferir a LGPD, quem são os maiores frequentadores do local ou qual o trajeto que fazem dentro da loja, em determinado horário e dia da semana. 

No agronegócio, a solução também pode reconhecer o que está sendo cultivado em uma área de cultura, a partir das imagens por satélite. No uso administrativo, na área de Recursos Humanos, a ferramenta pode fornecer a informação de quem está utilizando, ou não, o equipamento de proteção individual (EPI) obrigatório e, também, se o funcionário está ultrapassando o tempo limite de segurança dentro das câmaras frigoríficas.
 
Sobre a Um Telecom
A Um Telecom é uma empresa de infraestrutura de serviços digitais com portfólio variado dentro de cinco verticais de produtos: computação em nuvem (Cloud), Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados. Fundada em 2010, a Empresa atende os mercados de provedores regionais, operadoras, setor público e consumidores finais corporativos. Com operações em todos os estados da região Nordeste e em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois dos principais diferenciais competitivos da Companhia são a robusta rede de fibra ótica com mais de 20 mil quilômetros e uma experiente equipe de arquitetura de produtos, que customiza as entregas, atendendo às necessidades específicas de cada um dos clientes.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp