12/01/2024 às 09h40min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h07min

Deputado estadual Tenente Coimbra (PL) avalia primeiro ano de mandato

Atuação do deputado resultou na criação do projeto paulista das escolas cívico-militares e em outras ações

Gabriela Nebot
divulgação
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) fez um balanço do primeiro ano de seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em sua avaliação, o parlamentar entende que houve avanços significativos em 2023. Duas das principais conquistas no exercício foram a criação do programa estadual das escolas cívico-militares e a reabertura do Instituto Médico Legal (IML) de Santos.

Com relação ao sistema educacional citado, a implementação do mecanismo como política estadual se deu após uma reunião do deputado com o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lutando por esta bandeira desde 2019, Coimbra reiterou a necessidade de que São Paulo mantivesse este projeto. O chefe do Executivo concordou e decidiu criar uma versão paulista do modelo que, antes, era nacional.

“Sem dúvidas, esta foi uma vitória. O Governo Federal tinha decidido acabar com as escolas cívico-militares. Mas, aqui, em São Paulo, já tínhamos comprovado a eficácia deste programa. Durante quatro anos, colocamos 14 unidades no estado, e os resultados foram os seguintes: aumento de 20% de nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e redução da evasão escolar em 50%, entre outros. O governador Tarcísio entendeu que estes são números positivos e atendeu ao nosso pedido, para a implementação de um projeto nosso, estadual”, disse Coimbra.

A partir do anúncio do Executivo, na Alesp, a pedido do deputado, foi criada a Frente Parlamentar Escola Cívico-Militar.

IML

Com relação ao IML, que começou a funcionar, parcialmente, no dia 20 do mês passado, o parlamentar afirmou que a reabertura é uma vitória regional. Afinal, com o antigo prédio interditado desde 2020, a demanda foi direcionada, principalmente, para Praia Grande, sobrecarregando os profissionais do município.

“Todos sabem quanto nos esforçamos pela reabertura, pela busca de um local ideal. Agora, já está funcionando e, em poucos meses, com a finalização de concursos públicos, os serviços serão oferecidos integralmente”, declarou.

O novo Instituto Médico Legal fica na Rua Doutor Bernardo Browne, no Estuário. Lá, também estará o Instituto de Criminalística.

Outras frentes

Ao longo do ano passado, o Tenente Coimbra também atuou em outras frentes e criou diversos projetos de lei (PL). Um deles pedia a anistia de multas administrativas, aplicadas pelo Poder Público, para quem não usou máscara de proteção durante a pandemia da Covid-19 em todo o território paulista. Outro PL elaborado visa a criação ou a adaptação de salas exclusivas, nos IMLs, para atender crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violência. 


Mais uma propositura foi a proibição do uso de bloqueadores hormonais em jovens de até 16 anos para transição de gênero. Por sinal, o parlamentar atuou como relator na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tratava do tema.

Ainda, o deputado coordenou a Frente Parlamentar Unificada de Apoio à Baixada Santista e Vale do Ribeira. Nesta condição, buscou recursos para a Saúde e interviu para que o programa Bom Prato, em São Vicente, oferecesse mais comida à população. Além disso, buscou recursos para os locais do Vale do Ribeira atingidos pelas fortes chuvas, que causaram destruição e alagamentos na região.

“Foram várias as ações neste primeiro ano, sempre buscando melhorias e preservar direitos fundamentais dos paulistas. Fico satisfeito por ter atuado em todas estas linhas, tendo o compromisso de fazer ainda mais pela população, principalmente da Baixada Santista, neste ano de 2024”, falou.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp