12/01/2024 às 12h21min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h07min

Insegurança nos arredores das escolas prejudica rendimento e causa desistência de alunos

Lei pioneira do vereador Eliseu Gabriel (PSB) intensifica policiamento e iluminação pública em zonas escolares.

Bartira Betini
www.eliseugabriel.com.br
Divulgação

A obra da ponte Pirituba – Lapa foi retomada, autorizada pela Justiça de São Paulo no dia 18/08,  e, segundo o vereador Eliseu Gabriel, é um projeto essencial para os moradores das zonas norte e oeste da cidade de São Paulo, motivo pelo qual ele vinha se empenhando nos últimos anos para liberar a obra. “É mais que uma ponte. Na verdade, é um grande projeto de ligação viária entre os dois bairros e decidiu-se que as obras só serão entregues quando totalmente prontas, não em partes”, explica.

No esforço de conseguir a liberação da obra, o vereador Eliseu Gabriel ouviu as demandas das associações de moradores da região – AVL (Amigos da Vila Leopoldina), AMOCITY (Associação de Moradores da City Lapa – Canto Noroeste) e ASSAMPALBA (Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança). Após deliberações, todas as entidades demonstraram disposição para ajudar na retomada dos trabalhos de construção da ponte.

Junto ao Poder Público, o vereador apresentou a importância do projeto no Tribunal de Justiça, Ministério Público e Secretaria de Obras da cidade. “Tudo foi resolvido de comum acordo, o projeto ficou melhor e a Justiça autorizou o reinício das obras”, assinala. 

Para ele, a obra é mais necessária do que nunca, porque a demanda da região é absurda. “Existe, por exemplo, um conjunto de prédios sendo construído a 1 km da marginal Tietê, onde 20 mil novos moradores vão chegar a Pirituba”.

O próximo passo é aguardar a publicação da decisão. “Só falta agora a publicação do acórdão no Diário Oficial e a obra vai ser recomeçada. Com muita alegria (pela decisão judicial), finalmente teremos a nossa tão sonhada ponte”, comemora Gabriel.

Ponte Pirituba - Lapa

O projeto foi embargado em 2020 pela Promotoria de Habitação e Turismo, que alegava falta de estudos de impacto ambiental da construção de alças de acesso à marginal Tietê. Estudos de tráfego revelam que a ponte Pirituba-Lapa, quando concluída, será usada por 115 mil moradores da região, o que vai diminuir o fluxo de carros da ponte do Piqueri – atualmente a única opção de trânsito local – e, adicionalmente, encurtar em 36 minutos a distância entre os terminais de ônibus Pirituba e Lapa.

Pelo projeto, a ponte terá 900 metros de extensão e começará na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (altura do condomínio Projeto Bandeirante), seguindo pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. A ponte terá mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Sobre o vereador Eliseu Gabriel 

 

Professor de física pela USP e autor de livros didáticos; deu aulas no ensino público, em universidades, Ensino Médio, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura.

Autor dos livros “Brasil Soberano” e “Por um Brasil Unido e Forte”.

Vereador de São Paulo em seu sexto mandato. Presidente da Comissão de Educação por vários anos.

Autor de importantes leis como: Área Escolar de Segurança; Semana de Incentivo à Leitura, que todo ano publica os livros “Descobrir-se Autor”, com textos de alunos, e o “Revelar-se Autor”, com textos dos professores; da Lei das Doações; da Lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Lei da Transparência, entre muitas outras.

 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp