12/01/2024 às 09h49min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h03min

Estudantes de escola pública de Sergipe desenvolvem medicamentos de baixo custo usando ervas do Sertão

Resgatando saberes populares, projeto foi destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia de 2023

Amotara Agência de Notícias
https://www.sonhogrande.org/porque-ensino-medio-em-tempo-integral/pt?
Divulgação

Resumo:  
- Alunos de escola pública em Sergipe desenvolvem medicamentos fitoterápicos de baixo custo para população  
- Projeto Farma-Sertão, criado por estudantes sergipanos, é destaque na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 
- Escola de Ensino Médio Integral em Sergipe incentiva o protagonismo juvenil por meio de iniciação científica  

Em Canindé de São Francisco, cidade localizada no Alto Sertão Sergipano, estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, escola pública de Ensino Médio Integral, estão transformando saberes populares em conhecimento científico por meio de uma iniciativa socioambiental. O projeto, chamado Farma-Sertão, foi destaque na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e consiste na produção de medicamentos de baixo custo à base de plantas nativas da região.  

O ponto de partida, segundo Diógenes Felipe Santos, um dos jovens participantes, foi avaliar a necessidade da população local. "De início, realizamos uma pesquisa de campo em bairros carentes em nosso município, onde descobrimos um déficit muito preocupante em relação à saúde. Cerca de 66% da dos moradores não têm acesso a um sistema de saúde de qualidade", explica.  

Dessa forma, buscando munir a sociedade de informações corretas acerca do uso de plantas medicinais e promover o acesso mais amplo a medicamentos, os alunos criaram fitoterápicos para combater problemas como inflamação da garganta, dor de cabeça, cicatrizes e diarreia, além de pílulas com ação calmante. Para isso, foram feitas cápsulas, óleos essenciais e pomadas utilizando ervas locais. 

O trabalho, desenvolvido sob coordenação da professora de química, Lark Soany, faz parte da proposta pedagógica diversificada do Ensino Médio Integral, que tem como objetivo incentivar continuamente os estudantes a realizarem atividades multidisciplinares que colaborem com sua formação pessoal e profissional. Para tanto, a escola se apoia em componentes curriculares específicos do modelo, como protagonismo juvenil, aprendizado na prática, orientação de estudos, acolhimento, projeto de vida e mais. 

Aprendizado na prática e protagonismo juvenil 

Segundo Ana Clara Silva, aluna egressa do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto que atualmente cursa técnico em agropecuária no Centro Estadual de Educação Dom José Brandão de Castro, o Farma-Sertão representou uma grande mudança em sua vida.  

 

"Começamos na FECONART – Feira de Conhecimento e Arte – e lá não imaginávamos tudo que iríamos conquistar e viver. Foram mais de 12 eventos, desde feiras e mostras, entre online e presencial, em diversos locais, até chegarmos a mais esperada, que era a MOSTRATEC, maior feira da América Latina e segunda maior do mundo. Eu amei fazer parte de tudo isso e viver a ciência na prática foi a melhor parte, sabendo que ela nos leva a lugares inimagináveis", relata Ana.  
 

Projeto de vida 

Para Diógenes, a participação no Farma-Sertão se conectou 100% com o seu projeto de vida. "Diante de tudo que fizemos, descobri que quero farmácia como curso superior. Além de colocar em prática o método científico, a iniciação também me mostrou que vai agregar muito na graduação, pois mais do que o aprendizado teórico, aprendemos para a vida, tendo mais senso de responsabilidade, organização e outras competências que o futuro exige", completa. 
 
Iniciação científica na escola 

Graças a uma credencial obtida na MOCITEPIAL - Mostra Cientifica de Inovação e Tecnologia - que aconteceu em Arapiraca (AL) em 2022, o Farma-Sertão conseguiu chegar até a Mostratec deste ano. Um resultado que, segundo a docente, Lark, é fruto de um entusiasmo conjunto.  

"Essa conquista se deu tanto pelo comprometimento dos próprios estudantes, como também do nosso esforço enquanto educadores de abordar assuntos locais, que não apenas valorizem a cultura e que resolvam problemas reais, mas que estimulem o interesse pela pesquisa e pela ciência no âmbito escolar", reforça Soany. 

Tempo Integral 

A ampliação da carga horária nos Centros de Excelência teve início em 2016. Atualmente, essa política envolve cerca de 96 escolas públicas para mais de 21 mil alunos em Sergipe. 

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp