11/01/2024 às 10h10min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h02min

ENGIE implementa empregos verdes na cidade de Curitiba

Desde o início da PPP da iluminação pública da capital paranaense, 87 empregos sustentáveis foram gerados e 16 em processo de contratação

PAULA BATISTA
ENGIE
O Brasil responde, hoje, por 10% de todos os empregos verdes no mundo, ocupando a segunda colocação entre os maiores empregadores da indústria de geração de energia renovável, segundo o IRENA (The International Renewable Energy Agency). O emprego é uma iniciativa criada com o intuito de buscar uma sinergia entre o mercado de trabalho, a produção de energia e os temas ambientais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Desde o início da PPP (parceria público-privada) da iluminação pública, firmada entre a ENGIE e a Prefeitura de Curitiba (PR), há quase três meses, foram gerados o total de 87 empregos verdes, entre diretos e indiretos e outros 16 estão em processo de contratação. Essa é uma forma de promover uma transição socialmente justa para uma economia mais sustentável, capaz de geral trabalho em atividades econômicas consideradas “verdes”.
Empregos verdes para uma cidade ainda mais sustentável
A inédita Parceria Público-Privada (PPP) com a ENGIE, empresa líder no setor de energia renovável, visa a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da capital, que trará benefícios significativos para a população, mas ainda mais amigável para o meio ambiente.
O início dos serviços de operação e manutenção do sistema de iluminação pública, que abrangem aproximadamente 160 mil pontos cadastrados em logradouros públicos, ruas, praças, parques, jardins e locais cênicos, foi iniciado em julho, e irá priorizar a eficiência energética e a utilização de tecnologias avançadas.
Dos empregos gerados na PPP de Curitiba, a maior parte se destina às funções operacionais, onde um dos serviços a serem realizados é a substituição das lâmpadas comuns pelas de LED em toda cidade. O diretor de Operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha, diz que o compromisso da emprega é fornecer um serviço com economia e qualidade, algo que não seria possível sem mão-de-obra especializada. “A sustentabilidade é uma realidade e as ações nessa direção devem crescer e ser aprimoradas. É preciso que os projetos sejam, cada vez mais, eficientes e inovadores. Para isso, a tendência é que o mercado apresente novas tecnologias e que as pessoas estejam preparadas para lidar com essa transformação”, afirma o executivo, complementando que o segmento dos empregos verdes ainda tem alguns desafios pelo caminho.
“Passamos por uma série de mudanças no setor, seja com as novas soluções, seja com as inovações do mercado, com o advento dos empregos verdes. Os profissionais de campo precisam se adaptar a essa nova realidade, pois as inovações exigirão que os colaboradores permaneçam em constante aprendizado”.
Segundo Marcus Cunha, esses profissionais não chegam prontos na empresa. “Por se um mercado restrito, a própria ENGIE cria cursos destinados ao público interno, a fim de capacitá-lo. Profissionais da área elétrica são absorvidos e aprendem a trabalhar na iluminação pública sustentável”, finaliza.
Conforme o diretor, a expectativa é de que sejam contratados cerca de 16 novos profissionais para atuarem na PPP Curitiba, nos próximos meses.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp