11/01/2024 às 11h27min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h00min

Appian exporta mais de 217 mil toneladas de metais verdes e reduz a emissão de 4.6 mil toneladas de CO2e em 2023

• Ao longo do ano, volume exportado de cobre e níquel sulfetado para América do Norte, Europa e Ásia, atinge marca histórica com crescimento superior a 10% comparado a 2022

Assessoria Appian Capital Brazil - Weber Shandwick
Appian Capital Brazil
 
  • Ao longo do ano, volume exportado de cobre e níquel sulfetado para América do Norte, Europa e Ásia, atinge marca histórica com crescimento superior a 10% comparado a 2022;
  • Atlantic Nickel destina 112 mil toneladas de níquel para os três continentes. Já a Mineração Vale Verde, embarca 105 mil toneladas de concentrado de cobre;
  • Os minérios, foco de atuação do grupo, são commodities essenciais para dar suporte a transição energética em curso, uma grande preocupação mundial;
  • Com seu modelo de negócio, fundo otimiza transporte marítimo de sua produção, evitando emissão de CO2e na atmosfera e reforça compromisso com o meio ambiente.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, avança em sólido crescimento e finaliza o ano com resultado histórico. Ao longo de 2023 foram mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. O volume é, aproximadamente, 10% superior a 2022, quando as saídas totalizaram 198 mil toneladas. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão dos dois ativos do grupo que produzem essas Commodities no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.

“O resultado das exportações em 2023 demonstra mais um ano de excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança. Nossa equipe garante não apenas uma operação eficiente, mas também a integridade de nossos colaboradores e do meio ambiente. O crescimento recorde que alcançamos em 2023 representa nosso compromisso com a responsabilidade corporativa, a transparência e a contribuição positiva para as comunidades anfitriãs das nossas operações”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.

Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.

Descarbonização: Compromisso com meio ambiente
Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado a um sólido compromisso com a sustentabilidade e ecossistema. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil adotou a estratégia de realizar embarques combinados para transportar sua produção de cobre e níquel sulfetado. Isso significa que, em 2023, o volume de CO2e não emitido na atmosfera é equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China. Com essa estratégia, o fundo foi capaz de reduzir a emissão de mais de 4.680(t) CO2e. Esta redução representa 31,58% da emissão total que ocorreria em um cenário de embarques individuais.

“Este é um marco significativo para a Appian. Com sólido compromisso ao meio ambiente, o nosso modelo de negócio, tem se dedicado em desenvolver boas práticas sustentáveis. Estamos empenhados em realizar cada vez mais embarques combinados. Não é fácil e envolve diversas áreas e fatores, mas sabemos que quanto mais fretes combinados realizarmos, menos CO² iremos emitir, o que claramente contribuirá para a redução da nossa pegada de carbono. Vale o esforço porque esse é o nosso jeito de operar, empenhados e comprometidos com o respeito ao meio ambiente”, afirma Renata Lamas, gerente Comercial e Logística Outbound do fundo.

Além disso, em 2023, a Atlantic Nickel e a Mineração Vale Verde, ativos do fundo, receberam o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seus inventários de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões devidamente verificado, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais, e reitera o alto nível de qualidade de nossas operações, e a preocupação da Appian em mitigar as emissões de gases de efeito estufa.

Atlantic Nickel (ATN): Performance de exportação
Com carga de 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 15.111 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou doze embarques desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Mineração Vale Verde (MVV): Performance de exportação
Os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2023 totalizaram 105.819 toneladas, sendo aproximadamente 25.980 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

Histórico de exportações do ano anterior
Em 2022, a Appian Capital Brazil exportou mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China e Finlândia. O fundo de investimento e seus ativos seguem com compromisso de uma gestão inteligente, voltada ao desenvolvimento sustentável aliando ao compromisso com as comunidades, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção de forma segura.

Para saber mais, acesse o site.

Sobre a Appian Capital Brazil 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory.  Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com 05 anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil também firmou parceria com a Detronic Energia para a construção de painéis solares.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate - LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.  Para saber mais acesse o site.

Contatos para imprensa:
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]

Leticia Bueno[email protected]
Telefone: (11) 9 4971-4837

Priscilla Poubel – [email protected]
Telefone: (21) 98351-0185

Paulo Lima[email protected]
Telefone: (11) 9 8398-6996

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp