11/01/2024 às 14h01min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h00min

Popularização do Open Finance cresce, amplia gama de serviços e torna o consumidor cada vez mais protagonista

Serviços agregados implementados pelo sistema financeiro têm chamado atenção dos clientes e ganho mais adesão da população

Fabíola Rocha
Agência NoAr
Divulgação

O Open Finance vem ganhando cada vez mais adesão dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo instituto Ipsos a pedido da TecBan, a parcela de brasileiros que considera serviços de Open Finance relevantes saltou de 58% para 69% entre 2019 e 2023, enquanto os que se dizem motivados a adesão foram de 54% para 67% no mesmo período. À medida que o sistema financeiro cresce e se populariza, aumenta também a oferta de serviços e de competição, além de melhorar o ambiente para colaboração entre as instituições.


 

Com foco no compartilhamento de dados bancários de usuários, uma das principais premissas do sistema é unificar as informações dos clientes, ajudando as empresas a oferecerem serviços personalizados e transformando o consumidor em protagonista. Algumas tendências vêm se destacando e caindo no gosto do brasileiro, como as interações via WhatsApp e o Iniciador de Pagamentos, que simplifica as operações via Pix.


 

“Conhecendo melhor o funcionamento e confiando nas instituições, os clientes vêm aumentado seu nível de exigência, especialmente porque ficaram aptos a experimentar novos serviços de diferentes instituições e utilizar novas plataformas antes de escolher aquela que atende melhor às suas necessidades”, comenta Roberto Monfort, diretor da vertical de Mercado Financeiro da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.


 

Evolução do Open Finance traz tendências para o segmento


 

Embora o Open Finance ainda esteja em desenvolvimento, a maioria das empresas financeiras do país está regulada e implementando novidades para entregar ofertas hiper personalizadas aos clientes que consentiram com o compartilhamento de dados.

Pix já era “queridinho” e foi a primeira forma de pagamento disponível para o Open Finance. O Iniciador de Pagamentos, considerado sua evolução, é uma opção ainda mais otimizada e eficaz de transação. O processo tornou-se fluido e sem trocas de tela ou interrupções, uma conexão que ocorre por meio de APIs. O usuário é automaticamente direcionado para a sua instituição financeira, onde precisa apenas validar e confirmar a operação antes de retornar ao recebedor do pagamento. Todo o procedimento é seguro e autorizado por meio de login e senha, além de ser protegido e regulamentado pelo Banco Central.


 

Outra tendência interessante é a figura do gestor de finanças, um serviço dos bancos e fintechs voltado para a educação financeira. A ideia é que o serviço entenda a fase da vida em que o cliente se encontra e ofereça produtos que se encaixam nos planos de cada um. “Com o personal financial management, o cliente dá consentimento para compartilhamento de dados de todas as contas - que atualmente gira em torno de cinco contas bancárias por brasileiro. Com isso, ele centraliza todas as informações, permitindo uma visão 360º das fontes de renda, despesas, limites pré-aprovados etc”, explica Monfort.

Esse tipo de processo gera facilidade para o usuário e segurança para as instituições financeiras tomarem suas decisões, avaliando o comportamento do cliente. “Além disso, os bancos também conseguem fazer o benchmarking de seus concorrentes e pensar em estratégias de defesa e ataque para poder conquistar e fidelizar esses consumidores”, pontua o executivo.

O Open Finance também permite a viabilização de ofertas de serviços financeiros em outros canais, como empréstimo pessoal no checkout de um e-commerce para o cliente que não tem limite suficiente no cartão de crédito, por exemplo.

“Essa tendência, conhecida como Beyond Banking, empodera o indivíduo com um maior poder de compra, favorece o e-commerce com o aumento da taxa de conversão e ticket médio e garante que a instituição financeira terá um Custo de Aquisição de Clientes (CAC) muito menor. E, para que tudo isso ocorra de forma eficaz, já que o modelo traz inúmeras oportunidades, o suporte com especialistas no setor se faz crucial, já que estamos falando de uso de tecnologias, que envolvam segurança e garantam a regulamentação correta”, conclui Roberto.

O Open Finance se encontra em sua quarta fase, que permite a junção de participantes e reguladores de fora do sistema bancário. Um levantamento da Entidade de Implementação do Open Banking (OBIE) aponta que já são mais de 800 instituições participantes, entre bancos, fintechs e cooperativas de crédito de todos os tamanhos, somando mais de 10 bilhões de trocas de informações entre instituições no Brasil.


 

Sobre a FCamara

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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