11/01/2024 às 14h24min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h00min

Investing.com: Por que a Microsoft ultrapassou a Apple em valor de mercado?

*Por Thomas Monteiro

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com
Desde o início do ano, ficou evidente de a Microsoft (MSFT) superar a Apple (AAPL) em valor de mercado não era uma questão de "se", mas sim de "quando".

A significativa exposição da Apple à China e a integração à Inteligência Artificial (IA) abaixo da média do mercado a deixaram notavelmente vulnerável às condições econômicas dominantes deste ano, tornando o crescimento esperado pelos investidores e analistas cada vez mais improvável.
A Microsoft demonstrou, em contraste, excelência em capitalizar em ofertas de IA, se posicionando para liderar o mercado com um desempenho robusto este ano.

Agora, a questão mais interessante neste momento é se a liderança da Microsoft é sustentável - e por quanto tempo. Nossa avaliação indica que a perspectiva de a Microsoft manter sua liderança na próxima década está se tornando cada vez mais plausível, impulsionada pelas condições macroeconômicas globais.

Por anos, as empresas de tecnologia foram avaliadas com a expectativa de crescimento rápido, alimentado principalmente pela aceleração antecipada da economia chinesa em ambos os setores, de consumo e de produção. No entanto, a paisagem mudou, marcada pela desaceleração esperada do PIB da China e uma transformação na matriz econômica. Este aumento simultâneo nos custos de produção e a suavização das vendas esperadas alteraram a dinâmica.

Por outro lado, outros mercados consumidores robustos, incluindo Índia, México e certas partes da África, estão passando por um crescimento rápido, prometendo vendas sustentadas a longo prazo. Esta mudança representa um desafio para a Apple, pois favorece empresas que buscam crescimento com produtos mais acessíveis e maior integração de IA - áreas nas quais a Microsoft se destaca.

Por fim, a estrutura baseada em nuvem da Microsoft a posiciona para inovar com mais eficiência de custos e rapidez, enquanto o crescimento da Apple continua a depender de uma cadeia de suprimentos particularmente complexa e cara.

Sobre Thomas Monteiro:
Thomas Monteiro é o editor principal da seção de Opinião e Análise do Investing.com. Nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte, Monteiro trabalhou em diferentes mercados nos Estados Unidos, Europa e América Latina.
Ele tem Ph.D. em Sociologia e MBA em economia, tendo aulas com Robert Schiller e Perry Mehrling. Suas principais áreas de interesse são a comportamental e macroeconomia. Monteiro também é um investidor de longo prazo e um trader de curto prazo quando as condições são favoráveis.
Perfil: https://br.investing.com/members/contributors/235020313

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp