09/01/2024 às 10h41min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h08min

BASF anuncia novos projetos de impacto cultural e socioambiental para 2024

Empresa investe em projetos nas esferas social, cultural e ambiental com foco em educação científica, empregabilidade, educação ambiental e proteção dos recursos naturais

Larissa Batalha
Divulgação: BASF
A BASF anuncia novos projetos de impacto cultural e socioambiental para 2024, dentre os selecionados no Banco de Incentivados da Prosas (BIP), plataforma cuja tecnologia conecta patrocinadores e projetos de impacto social por meio de sua ferramenta de seleção. Neste ano, 18 projetos foram selecionados e serão viabilizados por meio de leis federais de incentivo fiscal, que vão fomentar iniciativas em educação científica e ambiental, geração de renda e proteção dos recursos naturais.  

As ações selecionadas serão implementadas nos municípios onde a companhia tem unidades produtivas: São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí e Santo Antonio de Posse - todas no estado de São Paulo -, Camaçari (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), além de regiões do país em que as ações possam impactar as estratégicas de ESG da companhia.

Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, conta que essas ações reforçam a importância da responsabilidade social como estratégia da empresa, que busca identificar as necessidades das comunidades e oportunidades para direcionar os recursos públicos oriundos das leis de incentivo para atender às demandas também oportunas para a atuação dos negócios.

“Procuramos conectar vários segmentos da sociedade civil para identificar e explorar as melhores iniciativas que estimulam o desenvolvimento sustentável nas várias regiões do país”, explica. Dessa forma, a empresa não apenas constrói uma relação duradoura com as comunidades, como também proporciona avanços em capital humano a partir do acesso a projetos culturais, esportivos e sociais gratuitamente.

Até novembro de 2023, mais de 680 mil pessoas foram beneficiadas pelas cerca de 200 ações de engajamento social realizadas pela BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores nos países da região.

Todos os projetos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em:

Empregabilidade: impactar positivamente as pessoas por meio da qualificação de mão-de-obra, geração de oportunidades de trabalho e renda ou estratégias semelhantes. Oficinas, cursos, capacitação para elaboração de projetos, orientações para o mercado de trabalho cultural e esportivo, para aprendizados que podem impactar e proporcionar oportunidades são alguns dos exemplos.

Educação Científica: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação científica, ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM).

Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais e da Biodiversidade: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção aos recursos naturais e à biodiversidade, como a realização de exposições e mostras elaboradas com uso de materiais recicláveis, livros, filmes e outras manifestações culturais que contribuam para a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade.
 
  • Priorização transversal: promoção e valorização da diversidade, priorizando mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTI+ e pessoas acima de 60 anos.

Além de projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a BASF também fomenta o desenvolvimento sustentável com recursos próprios por meio do edital Conectar para Transformar. Em 2023, foram selecionados 12 projetos de impacto social e ambiental que serão implementados no Brasil, Argentina e Chile.

Conheça os 18 projetos selecionados, seus empreendedores e as cidades que atuarão

Lei de Incentivo à cultura
 
  • 1. Parque Histórico Carambeí – Manutenção e preservação localizado no Paraná, em parceria entre a Associação do Parque Histórico de Carambeí.
 
  • 2. Arte nos muros 2: projeto cultural para escolas públicas que pretende ensinar temas relacionados à biodiversidade,   com atividades que estimulam a participação de professores, alunos e comunidade do entorno que é convidada a selecionar os melhores trabalhos realizados. As escolas vencedoras terão acesso a um curso de grafite para seus alunos, que junto coprofissionais irão ilustrar o muro da instituição com o desenho escolhido em votação.
 
  •  3. Plano Anual  Santa Marcelina Cultura - Guri e Emesp Tom Jobim, que promove  formação e profissionalização musical integrado em parceria com Governo do Estado de São Paulo. Essa parceria realiza a gestão do Programa Guri, presente em 293 municípios, oferecendo aos alunos e alunas, de forma gratuita, uma educação musical de qualidade.
 
  • 4. Open Space Festival - É um projeto que acontece desde 2015 percorrendo diversas cidades brasileiras para levar o cinema e a música ao ar livre para a população. O projeto foi convertido num veículo de comunicação que utiliza da música e da sétima arte como linguagens universais com o propósito de causar um misto de emoções e sentimentos ao público. Em 2024 acontecerá em 03 cidades, com abordagem de temas relacionados à sustentabilidade.
 
  • 5. Missão Cidade Azul - Plataforma de jogos socioambientais educativos que alia eventos semestrais em cidades do Brasil a uma experiência de gamificação virtual. O projeto integra cultura e sustentabilidade, focando em como culturas diversas, como a indígena e a afro-brasileira, interagem com o ambiente urbano e natural.
 
  •  6. Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda - É uma vitrine para a manutenção dessa arte pernambucana. Os bonecos gigantes fortalecem toda uma cadeia artística e cultural, que envolve o frevo, ritmo musical e dança, gerando renda e mantendo os costumes locais.
 
  • 7. Cantos de Leitura - 8ª edição” do projeto que é realizado à partir da  ambientação de espaços e pequenas reformas, tendo como produto a modernização de espaço de leitura, possibilitando que  além de mobiliário, acervos e materiais de apoio que serão reservados locais para atividades, as bibliotecas se tornem espaços de integração e aprendizado.
 
  • 8. Biblioteca de Los Sueños - Em sua 3a. edição" vai atuar na  criação de espaços de leitura unindo países diversos, para divulgação da literatura produzida, prioritariamente, por autores brasileiros no mundo, valorizando a produção cultural e artística do nosso país em um espaço de construção de conhecimento. Nestes espaços serão doados livros e mobiliários para comunidades ou organizações sem fins lucrativos, como escolas públicas, organizações do terceiro setor entre outros espaços públicos. Serão escolhidos os países da América do Sul que receberão as bibliotecas. 
 
  • 9. Vídeo Transformação – Projeto que capacita pessoas por meio de aulas teóricas e práticas, onde terão a oportunidade de aprender sobre diferentes aspectos do audiovisual, como filmagem, roteiro, direção, edição e pós-produção. O projeto tem como objetivo principal formar profissionais qualificados, capacitando-os para atuar no mercado de trabalho e/ou empreender no setor audiovisual.

Fundo do Idoso
 
  • 01. Porto Alegre/RS - o projeto Leituras e Costuras  realiza leituras literárias, rodas de conversas, resgate de memórias, práticas de oficinas de customização e empoderamento e confecção de bonecas de pano, exercendo a criatividade, a geração de renda, a cooperação e a emancipação. Foi idealizado, desenvolvido e implementado pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – IERGS.
 
  • 02.Salvador/BA – o projeto Vivendo no Novo Mundo Digital, da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, beneficiará trinta pessoas idosas ao promover sua inclusão no mundo digital.
 
  • 03. Estado de Minas Gerais – o projeto Laboratório de Ofícios e Saberes, do FA.VELA, tem como objetivo promover um letramento tecnológico para pessoas idosas historicamente vulnerabilizadas, focado na aquisição de habilidades digitais básicas e no desenvolvimento de comportamento empreendedor e de liderança.
 
  • 04. Recife/PE – o projeto Verdeporto – Idosos e Meio Ambiente, da Geração Futuro, busca fortalecer o trabalho já realizado com idosos com a recuperação áreas degradadas, arborizando o território e incentivando o turismo e a geração de renda, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável.

Lei de incentivo ao esporte
 
  • 01. Guaratinguetá/SP – o projeto Corujas do Vale, do Atlético Clube de Guaratinguetá, vai fomentar o desenvolvimento esportivo e social de jovens talentos nas faixas etárias sub-15, sub-17 e sub-20, valendo-se do futebol como um instrumento catalisador desse crescimento;

Fundo da Criança e do Adolescente
 
  • 01. Porto Alegre/RS – O projeto "Missão JA", da Junior Achievement Rio Grande do Sul, tem como objetivo levar programas com foco em educação empreendedora e educação financeira para preparar jovens para o mercado de trabalho. Cerca de 15 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social passarão pela formação.
 
  • 02. Beruri/AM – O programa Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia (DICARA), tem o objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes de comunidades e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. Será implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) se associa a todos os setores da sociedade.
 
  • 03. Jaboatão dos Guararapes/PE – o projeto “Caminhando e Preservando”, do Centro Poliesportivo Comunitário de Barra de Jangada (CEPEC-BJ), pretende realizar atividades interligadas com cerca de 50 crianças e adolescentes para reconhecer e avaliar problemas ambientais nas comunidades, com o objetivo de propor intervenções em parceria com outras instituições da sociedade civil.
 
  • 04.Jaboatão dos Guararapes – o projeto Ecoturismo – Guia para o futuro, da Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), tem como diretriz promover a oferta de alternativas de ocupação e geração de renda para adolescentes e suas famílias, mediante o fomento ao turismo comunitário rural agroecológico.

Parceria BASF e PROSAS

A BASF seleciona os projetos inscritos para patrocínio por meio de recursos próprios e incentivados na plataforma Prosas, desde 2016. A Prosas é uma startup com sete anos de atuação que promove o fomento do empreendedorismo social, conectando patrocinadores e projetos sociais. O BIP pertence ao portfólio de soluções tecnológicas da StartUp que facilita as conexões para os mecanismos das Leis de incentivo Rouanet, Esporte, Infância e Adolescência e Fundo do Idoso. “Nossa tecnologia permitiu a BASF encontrar projetos totalmente alinhados à sua estratégia de investimento social em tempo recorde" comenta Thiago Alvim, Diretor Executivo da startup de impacto social.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp